CAMPANHA DE CROWDFUNDING ESTÁ A DECORRER ATÉ DIA 23 DE SETEMBRO
Projeto quer medir radiação proveniente da Central de Almaraz
Um grupo de cidadãos e instituições de Castelo Branco está a desenvolver o projeto Tejo Seguro, que tem como objetivo disponibilizar, de “forma aberta e independente”, informação sobre o nível de radiação ionizante medido na fronteira com Espanha, mais concretamente na fronteira de Segura, que é o ponto de Portugal mais perto da central nuclear espanhola de Al-maraz que, recorde-se, se localiza a cerca de 100 quilómetros da fronteira portuguesa.
O projeto foi apresentado na passada quarta-feira, dia 27 de julho, com os dinamizadores a explicarem que pretendem adquirir uma sonda Geiger-Muller que será instalada na fronteira de Segura, procedendo-se também ao desenvolvimento de uma plataforma web para monitorização remota do nível de radiação, medida a cada 10 minutos. Plataforma essa que também irá mostrar os níveis de alerta recomendados pelos organismos de saúde internacionais.
Para avançar com este projeto está a decorrer uma campanha de crowdfunding, na plataforma PPL, para a qual qualquer pessoa pode contribuir, de modo a que se angariem os 2.500 euros necessários para a aquisição da sonda.
Os dinamizadores do projeto afirmam que este também tem como objetivo “sensibilizar para o perigo constante do risco que é a central nuclear de Almaraz”.
Na apresentação do projeto foi avançado que a finalidade da instalação da sonda é permitir “fazer comparações com os dados sobre os níveis de radio-atividade disponibilizados pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA)”, ao mesmo tempo que se “pretende que o Estado perceba que há um conjunto de cidadãos que está alerta, sendo que esse conjunto de cidadãos não só analisa dados, como os recolhe”.
Na apresentação foi ainda salientado que “não pretendemos alarmar as pessoas, mas dizer que estamos atentos”.
António Tavares