6 de abril de 2016

PARCERIA ENTRE A CÂMARA E A APEFCB CONTINUA
Acerte o Passo para praticar desporto e manter-se saudável

A edição deste ano do programa Acerte o Passo, dinamizada numa parceria entre a Associação de Profissionais de Educação Física de Castelo Branco (APEFCB) e a Câmara de Castelo Branco, foi apresentada segunda-feira, numa sessão realizada na autarquia de Castelo Branco, no decorrer da qual também foi feito um balanço da atividade, com a atenção centrada, principalmente, na edição do ano passado.
O presidente da Câmara, Luís Correia, começou por realçar que “em Castelo Branco temos um conjunto muito grande de associações desportivas e clubes, todos apoiados pela Câmara”, para avançar que “havia um conjunto de pessoas que praticava desporto de forma autónoma”, pelo que, continua, “contactamos a APEFCB para ser parceira da Câmara e apoiar essas pessoas a fazer corrida e marcha, porque é importante ajudar as pessoas a praticar desporto corretamente”.
Luís Correia garante que “em 2015 se alcançaram resultados muito positivos, uma vez que aderiram muitas pessoas”.
Tudo para considerar que esta “é uma parceria muito válida e positiva em que os nossos munícipes ficaram a ganhar”, sem deixar de sublinhar que “temos a Zona de Lazer e a cidade com pessoas a praticar desporto” e concluir que, “hoje, é indiscutível a quantidade de pessoas que temos a praticar desporto, o que é muito positivo”.
Por seu lado, o presidente da APEFCB, João Ramalho, recorda que “perante a proposta da Câmara surgiu um desafio extremamente interessante” e assegura que, “atualmente, ao longo da cidade, temos muitas pessoas a correr e a caminhar”, considerando que isso “tem a ver com a criação de infraestruturas, mas a APEFCB também teve um papel importante na promoção”, não esquecendo outros aspetos, como a realização da Marcha do Coração e as atividades dinamizadas pelas escolas e pelos clubes, entre outros.
João Ramalho realça que “a autarquia pensou não só nas infraestruturas, mas também nas pessoas”, num programa que “nasceu em 2006 e que a sua manutenção só podia acontecer com o apoio da autarquia”.
Em termos de balanço João Ramalho revela que no ano passado se “realizaram 161 sessões de marcha e corrida, 51 sessões de alongamentos, 48 sessões de reforço muscular, tivemos 423 participantes, estiveram envolvidos 23 profissionais de Educação Física, e foram feitas mais de 600 avaliações de composição corporal, além de outras atividades, como palestras e workshops”.
O presidente da APEFCB afirma também que “queremos que as pessoas vão lá”, referindo-se ao Edifício do Lago, na Zona de Lazer de Castelo Branco, onde é dinamizado o Acerte o Passo, e façam a sua aprendizagem e depois possam fazer a sua prática desportiva”, chamando no entanto a atenção para a importância da regularidade, pelo que as pessoas devem cumprir as oito sessões do programa.
Objetivos que adianta que estão a ser atingidos. Por um lado, porque “as pessoas, mesmo com chuva, iam, porque sabiam que estávamos lá”. Enquanto, por outro lado, constata que “vemos na Zona de Lazer muitas dessas pessoas que começaram connosco”.
Recorde-se que o Acerte o Passo se destina a pessoas com 18 ou mais anos, sendo que o programa decorre nos meses de abril, maio e setembro, às terças e sextas-feiras, entre as 18 e as 20 horas, e nos meses de junho, julho e agosto, também às terças e sextas-feiras, mas das 19 às 21 horas.
Em matéria de atividades, estes serão desenvolvidas as mesmas das edições anteriores, abrangendo a marcha, a corrida, percursos pedestres, a avaliação da composição corporal, algumas conferências e work-shops, bem como rastreios feitos por uma equipa de enfermeiros na primeira terça-feira de cada mês. Isto enquanto no que se refere às sessões de alongamentos e reforço muscular terão lugar às terças e sextas-feiras, alternadamente.
João Ramalho refere também que em matéria de marcha e corrida há quatro percursos, desde o mais curto ao mais longo, não deixando de sublinhar que cada pessoa tem uma ficha individual, assim como que cada pessoa é acompanhada por um profissional de Educação Física, sempre com o objetivo que em matéria de prática desportiva “as pessoas trabalhem com segurança qualidade e sejam felizes”.
António Tavares

06/04/2016
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
10/09 a 30/09
Cores em movimentoBiblioteca Municipal de Proença-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video