7 de dezembro de 2016

No Centro Cultural Raiano
A Canção Raiana Perdida sobe ao palco

A Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul (ADRACES) e a Câmara de Idanha-a-Nova apresentaram, dia 19 de novembro, no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, o espetáculo audiovisual e musical resultante do projeto A Canção Raiana Perdida – Raízes Sonoras da Beira Baixa.
A ADRACES afirma que “previu a necessidade de apostar num projeto de inventariação, valorização e divulgação do património, sobretudo através do resgate da música tradicional da Beira Baixa. Para isso, recorreu a um interlocutor que, com a sua visão e conhecimentos técnicos musicais, reinventou o tradicionalismo musical, numa singular fusão de culturas, recriando melodias e ritmos tradicionais do território embebidos em sons de contemporaneidade. Tom Hamilton, músico, inglês, radicado na região e apaixonado por ela e pelas suas sonoridades, foi o autor escolhido para a prossecução deste projeto de devolução de uma identidade cultural e musical que se julgava perdida”.
O espetáculo de apresentação de A Canção Raiana Perdida, segundo é adiantado, “mais do que um concerto de música tradicional, com recurso a videomapping e projeção de capítulos do documentário resultante do projeto, consistiu num momento de partilha de tradições culturais e musicais únicas, inseridas num território de património natural, histórico e geológico singular, que em tudo influi na formação da cultura do povo da Beira Interior Sul”.
É ainda acrescentado que “o espetáculo pretendeu espelhar o que ainda remanesce da pureza identitária do povo beirão, através da apresentação de pessoas e histórias do hoje, projeções do ontem e memórias do amanhã, na execução dos seus ofícios tradicionais, na laboração agrícola e pastoril e/ou nas festividades religiosas e pagãs, momentos de celebração e festa, que quebram a rotina do árduo trabalho de sol a sol. E a música em todos os momentos está presente. Nas vozes, nos cânticos rituais, nas atividades artesanais, nos sinos, nos chocalhos, no ambiente natural…”
A Canção Raiana Perdida tem dois objetivos. Um é dar a conhecer um legado de riqueza ímpar aos habitantes deste território que, tantas vezes, desconhecem ou descuram as suas raízes, e, outro, é transformar o palco em local de encontro dos participantes do projeto.
A isto há ainda a somar a finalidade de conseguir, através de um espetáculo musical e visual apelativo, com integração de novas sonoridades, arranjos melódicos e recriação de ritmos, captar o interesse dos públicos mais jovens para a valorização de uma identidade cultural, que urge ser preservada no tempo e memória futuros, sob pena de irremediável e irreversivelmente se diluir na construção das próximas gerações.

07/12/2016
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
02/05
Obrigado senhor ZéTeatro Estúdio São Veiga, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
03/05
Canta LiberdadeCasa da Cultura da Sertã

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video