JS Penamacor debate Educação e Saúde
A Juventude Socialista de Penamacor terminou, dia 15 de novembro, um ciclo de visitas, para conhecer as instituições do Concelho com responsabilidade nas áreas da Juventude, Ação Social, Educação e Saúde.
Os jovens socialistas reuniram no dia 15 de novembro com a diretora do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches e a coordenadora do Centro de Saúde da vila, para debater o estado da Educação e da Saúde.
No primeiro encontro de trabalho, a comitiva da JS teve a oportunidade conhecer os dados referentes ao número de alunos a frequentar o Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, oferta formativa para este ano letivo, estratégia da equipa diretiva daquele Agrupamento para o presente e futuro e a oportunidade de analisar os números respeitantes ao abandono e insucesso escolar.
Para o presidente da JS de Penamacor, Renato Robalo da Silva “uma das preocupações que trouxemos daquele encontro é o decréscimo do número de alunos que todos os anos se tem registado, e que acaba por condicionar a diversificação da oferta formativa”.
Segundo o dirigente “se temos menos alunos, vamos ter menores hipóteses de oferecer aos jovens oferta formativa diversificada, o que por sua vez, é um entrave a que os estudantes se manifestem interessados em permanecer em Penamacor, e vão saindo para outras escolas da Região, como tem acontecido”, criticando que “nos últimos anos tem havido um aumento do número de jovens que se encontram a frequentar cursos da via profissional, e que por motivos pouco compreensíveis, pedem transferência de escola, para frequentar os mesmos cursos, noutros locais, quando aqui têm todas as condições para o sucesso”, alertando os encarregados de educação para a necessidade de incentivarem os seus educandos a permanecer e apostar na sua terra.
Relativamente aos dados do abandono e insucesso escolar, os jovens socialistas revelam-se “descansados”, elogiando o trabalho que a Escola tem desenvolvido no combate a essa problemática.
No entanto o presidente da JS adianta que registou várias críticas no que diz respeito à forma como o ano letivo começou, com a colocação de docentes, bem como aos cortes do apoio financeiro de que as escolas têm sido alvo por parte da tutela.
“Registamos um conjunto de problemáticas que vamos analisar e expor às entidades competentes, no sentido de mostrar a nossa posição face a uma área tão vital ao desenvolvimento dos jovens e da nossa terra”, referiu Renato Robalo da Silva. A JS de Penamacor sensibilizou ainda a diretora do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, para “a necessidade da Escola trabalhar junto dos alunos e encarregados de educação, no sentido de promover o associativismo, que represente os estudantes e pais nos vários organismos locais, dado o facto de ao momento não existirem eleitos órgãos para ambas as associações”.
Num segundo encontro de trabalho, com a coordenadora do Centro de Saúde de Penamacor a JS afirma que “ficou a conhecer a forma como se organiza aquela unidade, o número de clínicos e enfermeiros ao serviço, áreas de intervenção e quais a patologias clínicas que mais afetam a vida dos utentes de Penamacor”. “Tivemos a oportunidade de com esta reunião, co- nhecer a forma como atualmente se faz a gestão dos serviços, recursos humanos e materiais do Centro de Saúde, que desde já consideramos como uma excelente gestão que a doutora Elisabete Rato, tem sabido fazer, face aos constrangimentos orçamentais”. Os jovens do PS foram ainda informados quais as valências que se encontram a fun- cionar, bem como as principais patologias que de que sofrem os utentes de Penamacor, e qual o trabalho que tem sido desenvolvido junto das populações para combater e reduzir as consequências das mesmas.
A JS de Penamacor manifestou ainda o seu “agrado e otimismo face ao recente anúncio, por parte do Município, que através de apoios comunitários, vai proceder a uma intervenção no edifício do Centro de Saúde, com o fim de reorganizar e dotar o espaço de uma maior e abrangente capacidade de resposta às problemáticas que os utentes do Concelho vivem”.