DE 17 A 24 DESTE MÊS
Poesia um dia regressa a Vila Velha de Ródão
A Biblioteca Municipal José Baptista Martins, de Vila Velha de Ródão, organiza de 17 a 24 deste mês, a quinta edição da atividade Poesia um dia, que inclui leituras no rio, ateliês, teatro na paisagem, residência literária, correio poético e espetáculos.
No programa consta, entre dia 17 e 24 deste mês, uma residência literária na Casa da Meia Encosta e na Casa do Cerro, na Foz do Cobrão, que será coordenada por Jaime Rocha e conta com a participação de Rui Caeiro, Rosalina Marshall e M. Parissy.
No dia 17, na Biblioteca, abre uma feira do livro de poesia, que se manterá em funcionamento até dia 28 de outubro.
Também dia 17, às 10h30, tem início o Correio Poético, que se prolonga até dia 24 e consiste no envio gratuito de postais com textos poéticos ilustrados.
Isto enquanto a partir das 11 horas decorre a reunião do Clube de leitores Adolescentes, dinamizada por Andreia Brites, com a participação de Sérgio Letria, diretor da Fundação José Saramago, e Clara Riso, diretora da Casa Fernando Pessoa.
A partir das 15h30 realiza-se a atividade Uma leitura no rio.
Dia 18, a partir das 17 horas, no Centro Cultural e Recreativo de Sarnadinha, tem lugar a atividade Pela tarde e pela fresca, com poesia dita por Silvério Pires Dias e outros poetas do Concelho de Vila Velha de Ródão.
Já no dia 19, às 12h30, realiza-se a receção do presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, aos poetas convidados, nos Paços do Concelho.
O programa continua a partir das 14 horas, com a Poesia de Silvério Dias na Bibliomóvel de Proença-a-Nova, que consiste numa itinerância de poesia criada e dita por Silvério Dias nos locais de visita da Bibliomóvel, no Concelho de Proença-a-Nova
Entre as 14 e as 17 horas, na Biblioteca, realiza-se a oficina Verso e reverso: Ideias em ziguezague, dinamizada por Elisa Aragão e que tem como destinatários os alunos dos 5º e 6º anos do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão.
Às 15 horas, na Biblioteca, abre a exposição de fotografia do projeto Teatro na paisagem, que conta com a presença dos poetas em residência na Foz do Cobrão e dos escritores, encenador e atores do projeto.
Dia 20 deste mês, às 10h30, a associação Marafona Encantada apresenta o espetáculo Os dois coelhinhos, às creches do Concelho de Vila Velha de Ródão, enquanto às 14 horas, nas aldeias da Freguesia de Fratel, continua a Poesia de Silvério Dias na Bibliomóvel de Proença-a-Nova.
Entre as 16 e as 21 horas os poetas da residência na Foz do Cobrão fazem uma visita literária à Casa do Gigante, no Vale Pereiro, Sertã, onde serão recebidos pelos poetas Miguel-Manso e Catarina Barros.
As atividades continuam dia 21, às 10 horas, na Biblioteca, com o recital de poesia e música Poemas para bocas, por Margarida Mestre e António-Pedro, para as crianças do pré-escolar e do 1º ano do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão.
Para as 12h30 está marcado o Almoço com poesia, no Estaleiro Municipal, sendo que as inscrições devem ser feitas até sexta-feira, na Biblioteca e no Estaleiro.
Uma leitura no rio está de regresso ás 15h30, com um passeio de barco pelo Rio Tejo, com leitura de poemas de João Roiz de Castelo Branco, Gonçalo Salvado e Joaquim Cardoso Dias, com a presença dos poetas Gonçalo Salvado e Joaquim Cardoso Dias. As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, até sexta-feira.
Às 18 horas, no Miradouro do Almourão, é apresentado o espetáculo criado na residência de escrita e dramaturgia Teatro na paisagem.
Às 20 horas, no restaurante Vale Mourão, em Foz do Cobrão, realiza-se um jantar convívio, sendo que as inscrições devem ser feitas até sexta-feira, na Biblioteca.
Ainda na Foz do Cobrão, às 21h30, tem início uma residência literária aberta ao público, com a participação dos poetas Jaime Rocha, Rui Caeiro, Rosalina Marshall e M. Parissy.
Dia 22, entre as 9h15 e as 16 horas, decorre o ateliê Queridos extintos: Biodiversidade de Ródão na paisagem ausente e presente, dinamizado por Marina Palácio e que tem como destinatários os alunos dos 2º, 3º e 4º anos do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão.
Às 17h30, na Biblioteca, é apresentada o livro Poesia, um dia Poetas em Ródão, com a presença do editor e dos poetas publicados.
Já às 18h30, no exterior da Biblioteca, é apresentado o espetáculo criado na residência de escrita e dramaturgia Teatro na paisagem, enquanto às 19h30, no CACTEJO, a Andatnte – Associação Artística apresenta o espetáculo Aleatório.
A partir das 20, na Biblioteca, realiza-se uma prova de gastronomia local para assistentes e participantes nas atividades decorridas ao longo da tarde.
Isto, enquanto a partir das 21h45, se realiza a atividade Uma leitura noturna no rio, para a qual as inscrições são gratuitas mas obrigatórias até sexta-feira.
O programa, no dia 23, começa às 10 horas, na Biblioteca, com a atividade Os Lusíadas de Luís de Camões, por Mafalda Viana, para os alunos do 9º ano do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão.
Às 18 horas está de regresso Uma leitura no rio, com um passeio de barco, com leitura de poesia a bordo e visita à performance, de Miguel-Manso e António Poppe. Atividade realizada em parceria com a Casa do Gigante As inscrições, são gratuitas mas obrigatórias até sexta-feira.
A partir das 20h30 realiza-se um jantar, na Herdade da Urgeira, pago por cada participante, com as inscrições a decorrer até sexta-feira.
Às 22 horas, ainda na Herdade da Urgeira , é apresentado o espetáculo criado na residência de escrita e drama- turgia Teatro na paisagem.
No último dia do programa, às 8h15, parte o Comboio da poesia, trata-se de uma viagem de comboio entre Lisboa e Vila Velha de Ródão, com leitura de textos poéticos por Nuno Moura.
Entre as 11 horas e as 12h30, Helena Vieira apresenta na Biblioteca a editora Mariposa Azual.
Das 12h30 às 13 horas decorre uma sessão de autógrafos na Feira do livro de Poesia, na Biblioteca.
Às 15h30 está de regresso Uma leitura no rio, com um passeio de barco com leitura de poesia a bordo, estando as inscrições gratuitas mas obrigatórias abertas até sexta-feira.
Às 17 horas, no Castelo do Rei Vamba, é apresentado o espetáculo criado na residência de escrita e dramaturgia Teatro na paisagem.
A Poesia um dia termina depois das 17h40, no Miradouro do Castelo do Rei Vamba, com a presença dos poetas em residência.