Joaquim Martins
Um Presidente Ouvidor!
Um Presidente Ouvidor! – A Gazeta sai para as bancas e para os assinantes, no dia da tomada de posse do novo Presidente da República Portuguesa. É uma coincidência feliz, com que nos congratulamos.
O 19º Presidente assume o cargo com gestos que já aqui assinalámos e que ficarão como marcas dum novo estilo de Presidência e de uma conceção diferente do cargo.
Espera-se que as funções que agora assume e que o novo Presidente encara como “uma missão” ao serviço de Portugal, permitam distender as crispações que, nos últimos tempos marcaram as relações Governo/Presidente e melhorar a relação dos Portugueses com a Política e com os Políticos.
Sendo curial que relações entre órgãos de soberania sejam naturais e visando um objetivo comum: resolver os problemas que afetam o País, espera-se que seja reestabelecida a confiança e que Governo e Presidente concentrem esforços e energias na mobilização dos Portugueses e na ultrapassagens de conflitos.
O Presidente Marcelo mostrou ao longo da campanha que tem uma especial capacidade de ouvir, nomeadamente os mais pobres e frágeis; anunciou que não irá habitar o Palácio de Belém, preferindo manter-se na sua residência habitual o que indicia que pretende continuar a sentir o País, a partir do mesmo espaço em que o fazia como comentador. A partir da rua. Do contato direto e simples. Sem mediadores. É bom que assim seja. Os Portugueses demonstraram que gostam dessa forma de ser. Gostam de um Presidente que os ouça. Que possa ser o porta-voz autorizado e sábio dos seus anseios e aspirações.
Julgo que o Presidente Marcelo vai ser uma surpresa agradável. Um mediador que congrega. Que mobiliza. Que faz acontecer!
Os primeiros gestos são visionários e motivadores de esperança. Portugal precisa de um Presidente em quem acredite e que acredite nos Portugueses. Julgo que o Presidente Marcelo pode ser esse homem! O Presidente confiável de todos os Portugueses!