Joaquim Martins
Apontamentos da Semana...
Santos e Pecadores – Hoje assinala-se o Dia de Todos os Santos. O dia em que a tradição cristã lembra Todos os Santos que não cabem no calendário litúrgico. Todos os Santos que, apesar de Pecadores, foram exemplo e merecem ser lembrados.
O DIA é um desafio aos cristãos de hoje. A lembrar-lhes a obrigação de aspirarem a serem Santos. Sãos de corpo e espírito. De coração puro. Capazes de amar. Capazes de aceitar a sua condição de seres imperfeitos, pecadores, que, pela fé, superam as suas fragilidades e doam a sua vida, em favor dos Outros. Capazes de dar testemunho de que só é possível amar a Deus, amando os homens, seus irmãos, como a si mesmos. Capazes de serem sinal de esperança e construtores da Paz.
Hoje – Dia de Todos os Santos - e amanhã – Dia dos Fiéis Defuntos são dias especiais para os cristãos. Dias de celebrar a Vida. De viver a comunhão dos santos.
Dias de ação e luta – Decorre, a partir de hoje e até domingo, o peditório nacional da Liga Portuguesa contra o Cancro. São dias a exigir a atenção solidária de todos. Os voluntários estarão nas ruas a lembrar a luta e a apelar à generosidade. É uma luta de todos. O movimento da luta contra o cancro não pode parar. E precisa de meios para que não haja falhas. Seja na prevenção, seja no tratamento, seja no apoio ao doente.
Os números divulgados pela LIGA dizem-nos que, em 2016, foram realizadas 315.326 mamografias, nas 27 unidades móveis e seis fixas; aplicados 617.920 euros em investigação e formação em Oncologia e disponibilizados 916.030 euros “para aquisição de medicamentos, próteses, transporte para consultas e tratamentos, e alimentação de doentes oncológicos carenciados”. São números significativos, mas longe do que seria desejável, nomeadamente em termos de investigação e apoio social.
Apoiar o peditório é uma forma de participar na luta. De apoiar doentes que precisam. DE SER COMUNIDADE!