INICIATIVA TEM LUGAR NA MANHÃ DE SÁBADO
Voluntários limpam margens da Marateca/Santa Águeda
A Plataforma de Defesa da Albufeira de Santa Águeda teve a iniciativa e em parceria com as autarquia de Castelo Branco e Fundão e com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), promovem, sábado, uma ação de limpeza das margens da albufeira da Barragem da Marateca/Santa Águeda.
A organização espera cerca de 200 voluntários, que durante a manhã ajudarão a tornar a albufeira mais limpa.
O presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, explicou que a ação das quatro entidades envolve também as juntas de freguesia, várias associações, nomeadamente associações de caçadores e escolas dos dois concelhos.
“Esta é uma ação de sensibilização. É preciso que todos percebam o quanto é importante ter a barragem limpa, com a participação de todos isso é mais fácil, por isso é acima de tudo uma ação de consciencialização para essa necessidade, para que todos possam usufruir daquele espaço único na região”, afirmou o autarca Albicastrense na apresentação da iniciativa.
O autarca adiantou que os meios logísticos da Vamos Limpar a Albufeira de Santa Águeda/Marateca, estão a cargo dos dois municípios envolvidos e da APA.
Natália Escada, da Plataforma de Defesa da Albufeira de Santa Águeda, reforçou a ideia que o objetivo é contribuir para a limpeza das margens, mas, acima de tudo, sensibilizar a população para a importância “da preservação do ambiente e defesa da qualidade da água.”
Já Susana Fernandes, da APA, adiantou que esta ação vai ter um “impacto imediato” na albufeira e repercussão na qualidade da água.
Recorde-se que esta albufeira abastece de água os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão.
A ação decorre sábado, das 8h30 às 13 horas. Os voluntários serão divididos em grupos, que percorrerão oito percursos já estabelecidos, munidos de sacos do lixo e luvas para poder fazer a limpeza.
A albufeira tem um perímetro de cerca de 30 quilómetros, cada um dos oitos percursos definidos vai ter mais ou menos uma distância de três quilómetros, onde cada equipa atuará.
Todo o lixo recolhido é depositado num local próprio e será depois recolhido pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Castelo Branco.
Cristina Valente