COM DESENHOS DE JOSÉ RODRIGUES
Gonçalo Salvado edita o primeiro livro garrafa em Portugal
Rubá’iyat Poemas do Amor e do Vinho é o livro da autoria de Gonçalo Salvado, com desenhos inéditos de José Rodrigues, que é apresentado pelo ensaísta e crítico de poesia Fernando Guimarães, sábado, a partir das 16h30, na Fundação José Rodrigues, no Porto.
A obra, que tem prefácio de Maria João Rodrigues, é o primeiro livro garrafa editado em Portugal, sendo editado pela A23 Edições.
Rubá’iyat Poemas do Amor e do Vinho é inspirado no título homónimo atribuído ao poeta persa Omar Khayyam (1048-1131) e celebra a relação do amor e do vinho na literatura, uma constante na poesia do autor e representa ao mesmo tempo uma homenagem ao grande escultor em que a obra se pautou pelo lirismo e pelo diálogo com a poesia que a iniciativa igualmente realça.
O livro é ainda enriquecido com grafismos de Ambrósio Ferreira que o ilustram. Para a obra estão previstas duas edições. A primeira, limitada, consiste num livro garrafa de vinho produzida para o efeito pela Quinta dos Termos. Na segunda, em formato álbum, marcará presença com um prefácio, o poeta e arabista Adalberto Alves e o livro será traduzido para persa. No texto de abertura Maria João Fernandes realça que “este livro testemunha o encontro de dois grandes líricos, Gonçalo Salvado, poeta exclusivo do erótico e do feminino, prémio literário da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, em 2013, com doze livros publicados, e o escultor José Rodrigues, um dos introdutores da modernidade em Portugal, que achou no corpo da mulher o seu motivo de eleição”.