Milhares de pessoas assistem à Lenda do Castelo em Monsanto
A aldeia histórica de Monsanto, no Concelho de Idanha-a-Nova, vestiu-se a rigor para um passeio pela história da Aldeia Mais Portuguesa de Portugal. A Festa da Divina Santa Cruz, organizada pela Câmara de Idanha-a-Nova, pela União das Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha e pela Associação Aldeias Históricas de Portugal, recriou a Lenda do Castelo e durante dois dias, sábado e domingo, recebeu milhares de visitantes.
O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, afirmou que “este ano recebemos muitos elogios pela forma como o evento foi organizado e pela enchente que se verificou em Monsanto. Os visitantes tiveram a oportunidade de vir até à Festa, subir ao Castelo e apreciar esta bela aldeia histórica.
Armindo Jacinto salientou que “toda a recriação histórica está intimamente ligada ao povo de Monsanto e suas lendas e tradições, as quais temos o maior interesse em preservar e valorizar, sempre com a colaboração da própria população”.
No ano em que concorre às 7 Maravilhas de Portugal, a vila de Monsanto voltou a encenar a famosa Lenda do Castelo, em homenagem à heroica resistência Monsantina no cerco ao seu imponente castelo medieval.
Paulo Monteiro, presidente da União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha, afirmou que “estas tradições locais, transmitidas de geração em geração, são cada vez mais conhecidas no País e no estrangeiro”.
Este ano Monsanto recebeu, mais uma vez, uma delegação vinda de Itália. A cidade de Finale Ligure, que colabora há três anos na animação da Feira Medieval de Monsanto, fez-se representar por um grupo de artistas e pelo seu presidente da Câmara. Neste contexto está a ser ultimada uma geminação entre Idanha-a-Nova e Finale Ligure, para que mais italianos descubram esta região portuguesa, em particular Monsanto, e para que mais portugueses conheçam aquela cidade da Riviera italiana.