ROTA DO MEDRONHO NA ESTRADA DIAS 1 E 2 DE DEZEMBRO
Rali leva solidariedade a Oleiros
A Escuderia Castelo Branco (ECB) organiza, dias 1 e 2 de dezembro, o Rali de Oleiros – Rota do Medronho, que é a derradeira prova do Campeonato Regional de Ralis Centro.
Esta prova, no entanto, não terá apenas uma vertente desportiva, uma vez que perante a tragédia dos incêndios florestais, nomeadamente no Concelho de oleiros, este também é um rali solidário, com o lema Uma árvore para Oleiros.
Na apresentação do Rali, o presidente da Câmara de Oleiros, Fernando Jorge, começou por dar relevo ao medronho e a todos os produtos resultantes deste fruto, com base na denominação da prova, para de seguida manifestar o “sentimento de satisfação pela abertura deste Rali em divulgar a nossa terra”.
Fernando Jorge que numa referência ao Concelho destacou que “somos poucos, mas todos unidos seremos muitos”.
Na mesma linha o presidente da Escuderia, António Sequeira, referiu a “oportunidade de vir a Oleiros através do desporto motorizado fazer outras coisas”, apontando tanto para a vertente económica, como para a solidária.
António Sequeira salientou também que “juntos somos mesmo muito mais fortes, que se trabalharmos isoladamente” e adiantou que “perante todas as adversidades queremos fazer parte da solução e transformar o rali num rali solidário”.
A apresentação da componente desportiva, coube ao diretor do Rali, Luís Dias, que a expectativa “é de uma lista de inscritos bem composta”, sendo que “nos preocupamos em preparara uma prova que não só entusiasme as equipas concorrentes, como promova um desafio para todos os pilotos”, concluindo que “esta região tem estradas espetaculares e não temos dúvidas que quem participar na última jornada do Campeonato vai aproveitar os dois dias de competição que estão preparados”.
O Rali terá uma extensão total de pouco mais de 75 quilómetros, dos quais 38,28 quilómetros de classificativas e 36,93 quilómetros de troços de ligação. Um facto, que como realça Luís Dias resulta numa “particularidade, sendo um rali com mais quilómetros em troços do que em ligações, o que não é habitual”, sublinhando ainda que “este é um rali compacto, fácil de reconhecer pelas equipas”.
O Rali de Oleiros – Rota do Medronho começa dia 1 de dezembro, às 21h10, com a primeira prova especial de classificação (PEC), a superespecial Vila de Oleiros, com 1,6 quilómetros, no centro da sede de Concelho. Superespecial que será acompanhada pelo presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), Ni Amorim.
Dia 2 o programa começa às 11h26, com a PEC Açude Pinto 1, com 8,37 quilómetros, seguindo-se, às 11h49, a classificativa Oleiros 1, com 10,09 quilómetros.
À tarde estes dois troços repetir-se-ão, com o Açude Pinto 2 a começar às 14h16 e o Oleiros 2 às 14h39.
António Tavares