18 de outubro de 2017

TRAGÉDIA DOS FOGOS VOLTOU AO DISTRITO
Sertã regista um morto

A calamidade dos incêndios florestais voltou a atingir Portugal, bem como o Distrito de Castelo Branco, desde domingo, com a tragédia a ser travada só ontem, terça-feira, muito por causa da ajuda prestada pela chuva, que caiu durante a noite e madrugada.
No País, até à hora do fecho da edição da Gazeta estavam contabilizados 41 mortos, havendo a realçar que uma das vítimas mortais foi no Concelho da Sertã, na Zona do Pinhal.
De resto, a Zona do Pinhal foi a mais atingida por esta nova vaga de incêndios florestais. Principalmente o Concelho da Sertã, onde, na tarde de domingo lavravam dois fogos de grandes dimensões, sendo um na zona de Pedrógão Pequeno e outro que teve início na Ponte das Portelinhas, na União das Freguesias de Er-mida e Figueiredo.
Fogo este que ao final da tarde de domingo avançou em direção ao Concelho de Oleiros, onde também ganhou grande dimensão.
Os incêndios nestes dois concelhos da Zona do Pinhal levaram inclusive a que em ambos tenha sido ativado o Plano de Emergência Municipal.
A vítima mortal no Concelho da Sertã, como notícia o Expresso foi um homem de cerca de 50 anos, que estava com a irmã em Vale do Laço, quando foram surpreendidos pelas chamas. Segundo o Expresso “os dois irmãos, ambos deficientes auditivos, não se terão apercebido do perigo das chamas que cercaram a aldeia”, sendo que “quando os bombeiros chegaram ao local «apenas conseguiram salvar a irmã»”, de acordo com uma fonte da autarquia Sertaginense.
A Rádio Condestável, por seu lado, adianta que nos fogos que tiveram início domingo, os Bombeiros Voluntários da Sertã perderam três viaturas, tratando-se de duas que arderam no domingo e uma segunda-feira.
No Concelho de Oleiros o fogo oriundo do concelho vizinho levou à evacuação de várias localidades, com muitas das pessoas a serem transportadas para a Residência de Estudantes de Oleiros.
Neste concelho, como é avançado por alguns órgãos de Comunicação Social, também se registaram vários feridos, principalmente devido a queimaduras, com alguns a serem assistidos no Centro de Saúde de Oleiros, enquanto outros foram conduzidos para os Hospitais de Coimbra.
Tanto no Concelho da Sertã, como no de Oleiros,os fogos provocaram a destruição de vastas áreas de floresta e mato, bem como de casas, sendo que neste último caso a situação mais grave se verificou em Álvaro, no Concelho de Oleiros, onde, segundo números avançados, foram consumidas pelas chamas cerca de 40 habitações, muitas delas de primeira habitação.
Na vaga de incêndios de domingo, as chamas também estiveram perto de Castelo Branco, uma vez que às 16h26 desse dia deflagrou em vale Cimeiro, na freguesia de Salgueiro do Campo, um fogo, que só foi extinto segunda-feira.

18/10/2017
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video