UM FIM DE SEMANA ORIGINAL...
Rei Vamba e Casqueiro promovem tradições de Idanha-a-Velha
A Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha viveu um fim de semana de história, lendas e tradições, com a animação e originalidade do evento Nas Terras do Rei Vamba... Há Casqueiro!”
Entre os inúmeros visitantes, portugueses e estrangeiros, o Rei Vamba retornou por dois dias à antiga Egitânia, onde reza a história terá nascido no Século VII. O lendário rei dos visigodos associou-se, pela primeira vez, à celebração anual do pão Casqueiro, um dos produtos mais emblemáticos da região.
O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, afirma que "este evento é uma viagem pela história de Idanha-a-Velha, cujo património remonta aos períodos romano, suevo, visigótico, árabe, templário, até aos nossos dias”.
O autarca sublinhou a importância dos eventos culturais, porque "são fundamentais para a valorização das nossas terras e das nossas tradições, e com isso, dinamizam a economia local, criam riqueza e emprego”.
A iniciativa surgiu integrada no ciclo 12 em Rede – Aldeias em Festa, promovido pelas Aldeias Históricas de Portugal e foi organizada em parceria com a Câmara de Idanha-a-Nova, a União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha e a Liga dos Amigos da Freguesia de Idanha-a-Velha (LAFIV).
Para Paulo Monteiro, presidente da União de Freguesias, realçou que "mais do que uma festa, este é um excelente investimento nas nossas empresas, nas nossas populações e tradições”.
A mesma opinião foi partilhada pelo presidente da LAFIV, João Rolo, para quem Idanha-a-Velha é “uma terra cheia de história que pode ser visitada durante todo o ano”.
Com animação de rua, concertos, workshops, mercado de produtos tradicionais e artesanato, o evento atraiu muitos visitantes. Teve cofinanciamento do Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.