Joaquim Martins
Apontamentos da Semana...
NATAL – É a palavra da época que estamos a viver. A palavra da semana: Natal!
Há almoços de Natal! Concertos de Natal! Cabazes de Natal! Desejam-nos “Bom Natal” ou “Feliz Natal”! As ruas transfiguram-se com as iluminações, ditas de Natal. Que, na nossa cidade, enregelam os ossos e não aquecem a alma. São frias e não têm estrelas nem anjos que nos guiem! Mas alumiam e instalam alguma magia no ar!
É Natal. Mas, a maioria das crianças e jovens já não sabe o que festejamos. Já não sabe que aniversário assinalamos. Sabe do Pai Natal. Sabe coisas da terra do Pai Natal. Do frio e das renas. Alguns até lhe escreveram! Outros foram recebê-lo ao centro comercial e tiraram fotografias e pediram presentes. A grande maioria sabe da árvore, do sapatinho, das prendas. Das prendas que o Pai Natal vai trazer e vai deixar, não já na chaminé, mas debaixo da árvore iluminada.
Não sabe do Menino Jesus. De Emanuel. Nem do presépio. Não ouviu falar do Natal cristão, nem das suas tradições. Parece que se tornou politicamente incorreto falar disso nos infantários e nas escolas públicas. A única canção que as crianças aprenderam e cantam é Para todos um bom Natal! Perdão, também aprenderam A noite feliz, em inglês! O Natal da Beira Baixa, é que já era!
Também ouviram falar da consoada e das filhós. E dos madeiros, claro! Dos madeiros que se acendem à porta das igrejas. Porquê? Poucos saberão.
O Natal, o verdadeiro Natal, vive escondido no coração dos crentes e no coração dos que continuam a tentar construir um mundo melhor. Não mora nas catedrais de consumo e dificilmente será encontrado no bulício da cidade. A sagrada família, talvez nem encontre onde pernoitar, pois já não há manjedouras e as poucas grutas estão ocupadas pelos sem abrigo que perderam a estrela!
Perdeu-se o Natal de que o poeta Gedeão falava, em que “era dia de ser bom” : O
“Dia de Confraternização Universal, / Dia de Amor, de Paz, de Felicidade, /de Sonhos e Venturas./É dia de Natal./Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade./Glória a Deus nas Alturas.
PS - Desejo a todos um Bom Natal onde não falte o calor humano do amor partilhado e a alegria simples dos mensageiros da paz.