22 de novembro de 2017

ESCLARECIMENTO, NA SESSÃO PÚBLICA DA CÂMARA
Cidade fica valorizada com Parque Natural do Barrocal

O Parque Natural do Barrocal, foi o tema central da última reunião pública da Câmara de Castelo Branco.
O presidente da Câmara, Luís Correia, quis esclarecer publicamente algumas dúvidas que têm surgido sobre o projeto do Barrocal, que afirma, “se insere num plano estratégico para Castelo Branco” e que foi apresentado, discutido e aprovado, por unanimidade, em Assembleia Municipal.
Para o autarca o projeto pretende a valorização paisagística do Barrocal, fazendo operar uma mudança profunda, “no modelo urbano da cidade, reconhecendo e aproveitando as potencialidades naturais de um espaço de grande singularidade”.
Para o autarca a criação de um parque natural, quase no centro da cidade, vai valorizá-la, “o objetivo é criar um espaço de grande qualidade e referência, como um simbolismo externo potencialmente elevado e devidamente inserido e adequado com a malha urbana, a Sul da linha do caminho de ferro, contribuindo para a regeneração dos bairros envolventes”.
Recorde-se que a autarquia adquiriu 45 hectares do Barrocal, para o valorizar, esta primeira fase das obras, que incluem a vedação do parque, receção e serviços de apoio, passadiços, miradouros e parque infantil devidamente enquadrado, são obras que rondam o milhão de euros.
Para mais tarde ficam as outras duas fases do projeto, uma das quais inclui uma pista de BTT.
O autarca acrescentou ainda que o Parque pretende ser um espaço de educação ambiental, onde podem inclusive realizar-se pequenos espetáculos ao ar livre, como concertos, teatro na natureza ateliers artísticos para crianças e adultos.
Os dois vereadores do PSD não fizeram qualquer intervenção sobre este assunto.
O vereador social-democrata Carlos Almeida aproveitou a primeira reunião do executivo para desejar os maiores sucessos a este executivo, “pois os sucessos do executivo serão o sucesso da nossa terra”.
Carlos Almeida aproveitou ainda a ocasião para abordar assuntos da pré-campanha e da campanha eleitoral das eleições Autárquicas, nomeadamente a circulação de um e-mail anónimo que colocava em causa o bom nome do atual presidente da Câmara de Castelo Branco e levantava várias insinuações sobre o mesmo.
“Nem eu nem ninguém a mim ligado do PSD esteve por trás do envio desses mails anónimos, nunca na minha vida me escondi atrás do anonimato e também nesta circunstancia não estive por trás dos e-mails”, afirmou o vereador numa declaração de honra.
O vereador social-democrata demarcou-se das insinuações feitas no documento, referindo que o PSD recebeu algumas cartas anónimas durante a pré-campanha e que foi seu entendimento “não marcar a campanha eleitoral com casos”. O vereador social-democrata afirmou que “decidiu fazer uma campanha pela positiva, apresentando propostas”.
Carlos Almeida desafiou Luís Correia a dizer e mostrar, “se tem provas”, que foi alguém do PSD a enviar o email.
O presidente do município, Luís Correia, afirmou apenas, “nunca fiz qualquer insinuação sobre o e-mail anónimo, a sua circulação, nem sobre a sua origem”.
Cristina Valente

22/11/2017
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video