EURICO BRILHANTE DIAS NO DISTRITO
InovCluster tem papel fundamental no apoio às PME para exportar
O País precisa das PME para aumentar as exportações, num distrito de baixa densidade e com grande presença de pequenas e médias empresas. Infraestruturas como o InovCluster são centrais para conseguir esse objetivo.
O secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, esteve sábado em Castelo Branco, onde visitou o InovCluster e duas empresas com realidades de exportação muito diferentes, a empresa Pires Lourenço, de presuntos, e a Centauro.
O governante considerou o InovCluster uma infraestrutura muito importante para o desenvolvimento da Região em particular para o setor agroalimentar, “nós temos que valorizar as nossas diferenças e elas estão nos produtos que conseguimos produzir com os recursos locais, grande parte desses produtos estão na indústria agroalimentar e só com uma infraestrutura desta natureza é que conseguimos garantir aos consumidores, que os produtos estão em condições e que a segurança alimentar é integralmente assegurada”.
Acompanhado nesta visita pelo presidente da Câmara de Castelo Branco e do InovCluster, Luís Correia, o governante considerou que as associações e no caso particular do InovCluster tem um papel muito importante no aumento dos números da exportação, “as associações e o InovCluster aqui com ligação às instituições de Ensino Superior e de investigação têm um papel central”.
Eurico Brilhante Dias recordou que o País tem exportado mais, vai inclusive bater mais uma vez em 2017 o recorde de exportação de bens e serviços, “mas precisa de ter mais agentes de exportação e isso passa por envolver mais pequenas e médias empresas, que precisam os agregadores, dos promotores de eficiência coletiva”.
As autarquias, como a de Castelo Branco, têm um papel central no desenvolvimento regional e económico. No Distrito de Castelo Branco essa é uma importância acrescida, “porque estamos num território de baixa densidade onde existe uma presença muito significativa de pequenas e médias empresas, que precisam de grande agregadores, que estão também no âmbito autárquico”.
Eurico Brilhante Dias iniciou esta sua passagem no Distrito na sexta-feira, com um jantar na Covilhã, com empresários, onde deixou palavras de incentivo, ao garantir que “o Governo está disponível para alinhar as estratégias e a utilização de recursos públicos com aquelas que são as prioridades das empresas”.
Entre as preocupações que ouviu dos empresários, estão as portagens, mas também outras questão mais.
“Saio com a ideia que os empresários perceberam que coletivamente, em conjunto, podemos ser mais fortes e atingir um desidrato que nos deve unir a todos que é fazer com que o País na próxima década possa atingir 50 por cento de exportações no peso do produto interno bruto”, afirmou Eurico Brilhante Dias.
Durante a manhã de sábado o governante visitou algumas empresas do Fundão, e depois de ter passado por Castelo Branco, terminou o dia num jantar com empresários do Concelho de Proença-a-Nova, promovido pelo autarca João Lobo.
Cristina Valente