Câmara de Proença implementa programa de combate ao insucesso escolar
O programa de combate ao insucesso escolar foi o tema central da receção aos professores, realizada pela autarquia de Proença-a-Nova.
João Lobo, presidente da Câmara de Proença-a-Nova, considera que “o sucesso dos alunos é fator de atratividade do território, quer na transmissão de conhecimentos, quer na qualidade de vida que advirá posteriormente” e adianta que “é graças aos nossos professores que o Agrupamento de Escolas mantém as taxas de transição/conclusão dos cursos de educação e formação e cursos profissionais elevadas, acima dos valores nacionais, superior a 90 por cento. O desafio é chegar aos 100 por cento”, cabendo à autarquia promover a relação entre as duas instituições.
O diretor do Agrupamento de Escolas, João Paulo Cunha, reconheceu o trabalho que tem vindo a ser feito pela autarquia, reforçando que “a escola não pode ser um sistema fechado”.
O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar criado no contexto da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) foi apresentado pelo vice-presidente da Câmara, João Manso, e será aplicado nos próximos dois anos letivos.
O objetivo é a redução e prevenção do abandono escolar precoce e promoção da igualdade de acesso a um ensino infantil, primário e secundário de boa qualidade, incluindo percursos de aprendizagem formais, não formais e informais para a reintegração do ensino na formação.
João Manso explicou que para atingir estas metas será criada uma equipa multidisciplinar integrada constituída por técnicos com formações identificadas como basilares para a correta implementação desta estratégia integrada, cuja contratação está a cargo de cada autarquia que integra a CIMBB, mas que a agenda de trabalho é articulada com os agrupamentos respetivos. Estas equipas terão a responsabilidade de acompanhar e avaliar e, em alguns casos, implementar e gerir as atividades previstas.
Os objetivos deste programa só serão cumpridos se se concretizarem pelo menos 80 por cento das ações, reduzindo a percentagem de alunos com notas negativas em 10 por cento e a diminuindo em 25 por cento a taxa de retenção.