João Belém
OS NOSSOS VALORES...
Em contexto filosófico, ética e moral possuem significados diferentes.
A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter” e a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento ser humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
Moral é o conjunto de regras aplicadas no nosso dia a dia e usadas continuamente por cada um de nós. Essas regras orientam-nos encaminhando as nossas ações e julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.
No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante.
São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a nossa conduta, e por nos ensinar a melhor forma de agirmos e de nos comportarmos em sociedade.
Fazer o bem é uma premissa básica da felicidade. Fazer o bem traz benefícios emocionais à pessoa: satisfação pessoal, vontade de viver o presente, tranquilidade interior, felicidade, inteligência emocional, pensamento positivo, etc.
Realizar o bem exige uma tomada de consciência, de um esforço e de uma retidão.
Neste caso, os princípios fundamentais, ou seja, aqueles que representam os valores morais são os princípios básicos que servem para diferenciar as ações corretas, boas e honestas daquelas que são más. Os valores morais não são os mesmos para todos. Cada ser humano constrói seus próprios valores morais levando em conta algumas limitações, por exemplo, a formação recebida na infância e podem também mostrar uma ordem de prioridades pessoais.
A ideia de valor ético diz respeito ao conceito de valor moral. Os valores éticos são guias que impõem como se deve atuar, ao passo que os valores morais constituem o indivíduo como ser humano.
Um valor ético fundamental é a justiça. Todas as pessoas devem agir de forma justa para que haja uma convivência harmoniosa e pacífica em sociedade.
As ações que estão distantes deste valor ético atentam contra o bem-estar social.
A liberdade também é um valor ético. Os atos destinados a coartar a nossa liberdade não são éticos; de todas as formas, as pessoas devem ser responsáveis pelos seus atos uma vez que a responsabilidade é outro valor ético que deve reger a os nossos comportamentos na sociedade.