INCÊNDIOS FLORESTAIS
Flagelo chegou ao Distrito de Castelo Branco
O flagelo dos incêndios florestais atingiu o Distrito de Castelo Branco, em força, desde domingo.
Com o calor e com um ano particularmente seco, os fogos florestais têm sido uma constante, aliás, como noutros anos, mas, se praticamente não tem havido dias sem a deflagração de chamas, desde domingo a situação ficou mais complicada, devido à dimensão que alguns dos incêndios assumiram.
No domingo, o fogo que deflagrou perto de Várzea dos Cavaleiros, no Concelho da Sertã, no coração da Zona do Pinhal, chegou a estar controlado, mas devido à intensidade e à alteração da direção do vento, acabou por ficar fora de controlo, progredindo para os concelhos vizinhos de Proença-a-Nova e para o do Mação, este já no Distrito de Santarém.
Este tem sido, de resto, um dos incêndios mais preocupantes no País, no início desta semana, levando para o teatro de operações centenas de operacionais e veículos,implicando ainda um forte empenho dos meios aéreos.
Tudo para combater as chamas e proteger bens e pessoas que têm vivido em sobressalto, com o fogo quase à porta de casa.
Já na segunda-feira, próximo no Vale Coelheiro, Santo André das Tojeiras, no Concelho de Castelo Branco, teve início outro fogo de grande dimensão, que progrediu para o concelho vizinho de Vila Velha de Ródão.
Uma ocorrência que também tem obrigado a uma grande mobilização de meios.
Estes dois incêndios, que ontem, terça-feira, à hora do fecho da edição da Gazeta, ainda estavam ativos, para além da destruição de muitos hectares de mato e floresta, também já obrigaram ao corte de estradas nacionais e municipais, bem como da Autoestrada da Beira Interior (A 23) e do Itinerário Complementar 8 (IC 8). Ao que há a crescentar que, por precaução, chegram a ser evacuadas algumas localidades.
Ontem, terça-feira, à hora do fecho da edição da Gazeta, de acordo com a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registavam-se 12 ocorrências no Distrito de Castelo Branco, que mobilizam 1.674 operacionais, apoidaos por 514 viaturas e 19 meios aéreos.