ALEGRO ENDURO CASTELO BRANCO
Steve Holcombe carimba vitória convincente
O britânico Steve Holcombe, da Beta, foi o vencedor do Alegro Enduro Castelo Branco, organizado pela Escuderia Castelo Branco (ECB) e que, contando para o mundial da especialidade, trouxe até Castelo Branco, entre sexta-feira e domingo, os melhores pilotos do Mundo desta disciplina das duas rodas.
Ao longo dos três dias milhares de pessoas acompanharam o desenrolar da prova, não querendo perder a oportunidade de ver ao vivo e em ação os melhores pilotos mundiais de enduro.
Depois de se sagrar campeão na prova Albicastrense Steve Holcombe afirmou que “tendo em conta o modo como ontem (sábado) o Nathan dominou a corrida, estou surpreendido por hoje ter conseguido a vitória”, sublinhando que “o pla- no, para hoje (domingo), passava por obter bons tempos, pressionar os rivais e ver se os outros pilotos cometiam algum erro. Felizmente, os pilotos mais rápidos cometeram erros, enquanto rodei de forma segura, apesar de também ter tido um ou outro susto”, para concluir que “talvez não tenha sido o piloto mais veloz em pista, mas fui inteligente e, com isso, consegui obter a vitória”.
Depois do Super Test realizado ao final da tarde de sexta-feira, as rivalidades começaram sábado, com os pilotos a darem o seu melhor.
Nesse dia o britânico Nathan Watson, em KTM, foi o melhor terminando a primeira etapa com uma vantagem de 1 minuto 23,5 segundos sobre o Campeão do Mundo em título, o australiano Matthew Phillips, em Sherco. Isto, enquanto no terceiro lugar da principal categoria, o Enduro GP, ficou Steve Holcombe, a apenas 1,16 segundos do segundo classificado.
Domingo, Nathan Watson recomeçou bem, mas Steve Holcombe atacou forte e conseguiu alcançar a liderança da prova. Depois geriu a vantagem que lhe garantiu a vitória, permitindo-lhe, no conjunto dos dois dias, amealhar 45 pontos. Pontos importantes, para a conquista do título mundial, porque Steve Holcombe, terminada a sexta prova, sai de Portugal com 259 pontos, mais 37 que o segundo classificado, o francês Loïc Larrieu, em Yamaha, que terminou a prova Albicastrense fora do pódio, no quarto lugar.
No Enduro GP o segundo lugar do pódio foi para o francês Christophe Charlier, em Husqvarna, e o terceiro para Matthew Phillips.
Na Enduro 2 o vencedor foi para o britânico Jamie McKanney, seguido do espanhol Josep Garcia e do finlandês Eero Remes..
Já nos Juniores o melhor foi o britânico Bradley Freeman, seguido do sueco Albin Elowson e do italiano Davide Soreca.
No que respeita ao Enduro Youth, o francês Leo Le Querre foi o vencedor, ficando na segunda posição o italiano Andrea Verona e no terceiro lugar o chileno Ruy Barbosa.
Vencedora foi também a Escuderia Castelo Branco, pela qualidade da prova organizada, que foi elogiada pelas equipas e agradou ao público.