28 de junho de 2017

INSPIRADA NO DIÁRIO E NA VIDA DE ANNE FRANK
Ajidanha estreia O Anexo

A Ajidanha estreia, com duas sessões, no fim de semana, a produção teatral O Anexo, inspirada no diário e na vida de Anne Frank.
Sábado o espetáculo é às 21h30, enquanto no domingo é às 16h30, ambos no Estúdio Teatro Ajidanha.
A peça é criada a partir do Diário de Anne Frank, com dramaturgia e encenação de Nádia Santos, a interpretação é das atrizes Ana Grilo e Carla Sofia Miguel e a produção executiva de Rui Pinheiro.
Quase todos conhecem a história dramática de Anne Frank, a jovem adolescente, que com apenas 13 anos, se escondeu, juntamente com a sua família e outros quatro judeus, num anexo secreto para tentar escapar à sorte dos judeus, que haviam começado a ser deportados por parte dos alemães nazis para campos de concentração em 1942. Dos oito habitantes do anexo apenas o pai de Anne Frank, Otto Frank, conseguiu sobreviver aos campos de concentração. Foi através dele, que os diários de Anne Frank chegaram ao conhecimento do público.
Mas poucos conhecem os detalhes dessa autorreclusão. Anne Frank escreveu quase sempre para uma amiga imaginária a quem chamou de Kitty, e com uma curiosidade pela vida e pelo comportamento humano, e com um sentido de humor muito peculiar para sua idade, descreveu o dia a dia dentro do anexo, detalhando as suas rotinas e as dos seus habitantes, e os “acontecimentos extraordinários” a que estavam sujeitos. A honestidade dos seus sentimentos, a sua reflexão sobre a justiça, ou a curiosidade sobre a descoberta dos afetos, faz com que este testemunho, de esperança e perseverança, seja para todos as idades e todas as culturas.
“O homem nasce com o intuito da destruição, do massacre, da fúria, e enquanto toda a humanidade não sofrer uma metamorfose total, haverão sempre guerras (...) Considero a nossa vida de mergulhadores (os judeus escondidos) uma aventura perigosa que é, ao mesmo tempo, romântica e interessante. Isto aqui é um bom princípio com muitas coisas cheias de interesse e, mesmo nos momentos mais perigosos, vejo o cómico da situação e não posso deixar de rir”, escreveu Anne Frank.

28/06/2017
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
24/01 a 28/03
Well-being SceneryGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
29/01
António Alçada BaptistaAcademia Sénior da Covilhã
31/01
Fantasmas e Ansiedades na Era TécnicaFábrica da Criatividade, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video