COMANDO TERRITORIAL DE CASTELO BRANCO
GNR comemora Dia da Unidade na Sertã
O Comando Territorial de Castelo Branco da Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciou, sexta-feira, na Sertã, as comemorações do Dia da Unidade.
O programa comemorativo teve início com a inauguração de exposição, na Casa da Cultura e na Alameda da Carvalha, pelo coronel José Carlos Gonçalves, comandante do Comando Territorial de Castelo Branco da GNR, e José Farinha Nunes, presidente da Câmara da Sertã. Uma mostra com diversos stands temáticos, que possibilitou a apreciação de peças do Museu da GNR, desde armas, bicicletas, chapéus e documentos antigos desta força policial.
Os stands apresentavam ainda as diversas valências da GNR, como o SEPNA; Transmissões, Informática e Eletrónica; Destacamento de Intervenção; Destacamento de Trânsito; Investigação Criminal; Núcleo Escola Segura e Núcleo Comércio Seguro.
As atividades continuaram com ação de formação e sensibilização subordinada ao tema Acidentes com máquinas e tratores agrícolas dirigida à comunidade em geral. Rogério Fernandes, vice-presidente da Câmara da Sertã referiu-se à ação de sensibilização como oportuna e pertinente, na medida em que “todos os anos centenas de aci- dentes provocam largas dezenas de vítimas, o que numa sociedade moderna e desenvolvida como a nossa é inaceitável”. Neste sentido, “a prevenção e a sensibilização mostram-se ações acertadas. Pretende-se alertar os condutores para que as consequências dos acidentes com tratores são geralmente muito graves e as principais vítimas são sempre os seus operadores. Torna-se importante insistir na aplicação e uso de estruturas de proteção, numa região onde a forte inclinação dos terrenos provoca facilmente o reviramento lateral desta máquina agrícola, com as consequências que todos conhecemos”, sublinhou.
O autarca deixou ainda uma palavra de reconhecimento e agradecimento à Guarda Nacional Republicana, pelo empenho e constante colaboração com a Câmara da Sertã em prol da comunidade, assim como pela escolha da Sertã para palco das comemorações do Dia da Unidade.
A ação de formação e sensibilização foi dinamizada pelo sargento Silva, do NICAVE; sargento ajudante Carvalho; Pedro Lopes, da Escola Superior Agrária (ESA) de Castelo Branco; Carlos Lopes, da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC); e David Oliveira, adjunto do Comandante dos Bombeiros Voluntários da Sertã. Foram apresentadas as estatísticas referen- tes à sinistralidade no Distrito de Castelo Branco, assim como conselhos de segurança, de forma a minimizar os acidentes e as vítimas decorrentes dos mesmos.
Sexta-feira à tarde decorreu um Ciclo de Conferências que abordou temas diversos como Técnicas de silvicultura para a prevenção de incêndios florestais, A morte nas estradas do Distrito: como evitar?, A qualidade da água: monitorização e fiscalização e A política de asilo da UE: dilemas morais e legais. Na conferência participaram como oradores José Massano Monteiro, da Escola Superior Agrária (ESA) de Castelo Branco; sargento ajudante Parente da Silva, chefe do NICAV do DT de Castelo Branco da GNR; Susana Fernandes, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA); Liliana Reis, do Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior (UBI). O programa comemorativa continuou sábado, de manhã, com a plantação de uma árvore no Jardim da Cerrada, na Sertã, por José Farinha Nunes, presidente da Câmara da Sertã, e pelo coronel José Carlos Gonçalves, comandante do Comando Territorial de Castelo Branco da GNR. A plantação da árvore marcou o arranque da Caminhada pela Floresta que contou com cerca de 150 participantes, que percorreram 15 quilómetros do percurso PR7, Caminhos do Xisto da Sertã e do Troviscal, até à Ponte das Portelinhas.
Ontem terça-feira, às 11 horas, na Igreja Matriz da Sertã, foi celebrada uma missa e à tarde, desde as 14h30, na Alameda da Carvalha, decorreu cerimónia militar do Dia da Unidade.