29 de março de 2017

COMANDO TERRITORIAL DE CASTELO BRANCO
GNR comemora Dia da Unidade na Sertã

GNR Dia Unidade 2017 04O Comando Territorial de Castelo Branco da Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciou, sexta-feira, na Sertã, as comemorações do Dia da Unidade.
O programa comemorativo teve início com a inauguração de exposição, na Casa da Cultura e na Alameda da Carvalha, pelo coronel José Carlos Gonçalves, comandante do Comando Territorial de Castelo Branco da GNR, e José Farinha Nunes, presidente da Câmara da Sertã. Uma mostra com diversos stands temáticos, que possibilitou a apreciação de peças do Museu da GNR, desde armas, bicicletas, chapéus e documentos antigos desta força policial.
Os stands apresentavam ainda as diversas valências da GNR, como o SEPNA; Transmissões, Informática e Eletrónica; Destacamento de Intervenção; Destacamento de Trânsito; Investigação Criminal; Núcleo Escola Segura e Núcleo Comércio Seguro.
As atividades continuaram com ação de formação e sensibilização subordinada ao tema Acidentes com máquinas e tratores agrícolas dirigida à comunidade em geral. Rogério Fernandes, vice-presidente da Câmara da Sertã referiu-se à ação de sensibilização como oportuna e pertinente, na medida em que “todos os anos centenas de aci- dentes provocam largas dezenas de vítimas, o que numa sociedade moderna e desenvolvida como a nossa é inaceitável”. Neste sentido, “a prevenção e a sensibilização mostram-se ações acertadas. Pretende-se alertar os condutores para que as consequências dos acidentes com tratores são geralmente muito graves e as principais vítimas são sempre os seus operadores. Torna-se importante insistir na aplicação e uso de estruturas de proteção, numa região onde a forte inclinação dos terrenos provoca facilmente o reviramento lateral desta máquina agrícola, com as consequências que todos conhecemos”, sublinhou.
O autarca deixou ainda uma palavra de reconhecimento e agradecimento à Guarda Nacional Republicana, pelo empenho e constante colaboração com a Câmara da Sertã em prol da comunidade, assim como pela escolha da Sertã para palco das comemorações do Dia da Unidade.
A ação de formação e sensibilização foi dinamizada pelo sargento Silva, do NICAVE; sargento ajudante Carvalho; Pedro Lopes, da Escola Superior Agrária (ESA) de Castelo Branco; Carlos Lopes, da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC); e David Oliveira, adjunto do Comandante dos Bombeiros Voluntários da Sertã. Foram apresentadas as estatísticas referen- tes à sinistralidade no Distrito de Castelo Branco, assim como conselhos de segurança, de forma a minimizar os acidentes e as vítimas decorrentes dos mesmos.
Sexta-feira à tarde decorreu um Ciclo de Conferências que abordou temas diversos como  Técnicas de silvicultura para a prevenção de incêndios florestais, A morte nas estradas do Distrito: como evitar?, A qualidade da água: monitorização e fiscalização e  A política de asilo da UE: dilemas morais e legais. Na conferência participaram como oradores José Massano Monteiro, da Escola Superior Agrária (ESA) de Castelo Branco; sargento ajudante Parente da Silva, chefe do NICAV do DT de Castelo Branco da GNR; Susana Fernandes, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA); Liliana Reis, do Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior (UBI). O programa comemorativa continuou sábado, de manhã, com a plantação de uma árvore no Jardim da Cerrada, na Sertã, por José Farinha Nunes, presidente da Câmara da Sertã, e pelo coronel José Carlos Gonçalves, comandante do Comando Territorial de Castelo Branco da GNR. A plantação da árvore marcou o arranque da Caminhada pela Floresta que contou com cerca de 150 participantes, que percorreram 15 quilómetros do percurso PR7, Caminhos do Xisto da Sertã e do Troviscal, até à Ponte das Portelinhas.
Ontem terça-feira, às 11 horas, na Igreja Matriz da Sertã, foi celebrada uma missa e à tarde, desde as  14h30, na Alameda da Carvalha, decorreu cerimónia militar do Dia da Unidade.

29/03/2017
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video