Estratégia Recomeçar de Idanha-a-Nova é líder europeu
A Câmara de Idanha-a-Nova é líder de consórcio à rede europeia Urbact, através da Estratégia Recomeçar.
Foram submetidas um total de 39 propostas, envolvendo 283 parceiros de 31 países diferentes. Após a verificação da elegibilidade realizada pelo secretariado do Urbact, e com base nos resultados da avaliação realizada pelo Painel de Avaliação Externa (PAE), o Comité de Acompanhamento do Urbact IV aprovou a candidatura de Idanha-a-Nova entre as 25 Redes de Transferência.
O reconhecimento do projeto Recomeçar nesta rede teve início em 2024, quando obteve o selo de Boa Prática na Europa. Idanha-a-Nova fará agora a diferença, liderando uma parceria de seis territórios em várias zonas da Europa, com países como Itália, Grécia, Espanha, Dinamarca e Ucrânia.
É de destacar que a Câmara de Idanha-a-Nova selecionou estes cinco parceiros, de entre cerca de 30 candidatos, ao consórcio liderado precisamente pelo Concelho de Idanha.
A Estratégia Recomeçar foi implementada em 2015 e prolonga-se até ao final de 2025, tendo como objetivo “combater o despovoamento, captar investimento, aumentar a visitação”, sem esquecer a “qualidade de vida dos cidadãos e capacitação do território tornando-o uma referência no que concerne à revitalização rural sustentável”.
A aprovação desta candidatura vê assim reconhecida, não só a Estratégia de Idanha-a-Nova, como a sua replicação noutros países europeus.
A Câmara de Idanha-a-Nova é ainda parceiro no projeto Eat4Climate, liderado por Mouans-Sartoux, da França, que intervém na transição alimentar sustentável para reduzir a pegada de carbono. A rede conta ainda com Liège, da Bélgica; Cagliari, da Itália; Faaborg-Midtfyn, da Dinamarca; Ljubljana, da Eslovénia; e Rozdilna, da Ucrânia. Juntos, os parceiros irão adotar o modelo de cantinas 100 por cento biológicas e desenvolver estratégias de educação alimentar.