REABERTO, CINCO ANOS DEPOIS
100 já atendem chamadas no Centro de Contacto de Castelo Branco
O Centro de Contacto da Segurança Social, em Castelo Branco está a funcionar deste segunda-feira. O espaço foi inaugurado sábado, pelo ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva, e pelo presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia.
Segundo Viera da Silva, “o atendimento telefónico da Segurança Social desceu, de 90 por cento para pouco mais de 60 por cento após o encerramento, em 2012”. pelo Governo PSD/CDS, do centro de contacto que estava instalado em Castelo Branco. “São números duros”, afirmou o ministro, acrescentando que “o risco de não ser atendido era quase de 50 por cento ou, pelo menos, ficar longos e longos minutos à espera de ser atendido. Isto são números de facto chocantes do ponto de vista da responsabilidade de um serviço público e que justificava esta opção, de voltar a criar um instrumento eficaz de contacto com os cidadãos”.
Vieira da Silva realçou que este novo investimento demonstra a vontade do Governo de inverter essa tendência de degradação do relacionamento da Segurança Social com os cidadãos.
O ministro disse que o processo de escolha para a relocalização do centro de contacto não foi difícil, uma vez que “Castelo Branco partia com uma volta de avanço, porque sabíamos que aqui tinha sido possível criar um serviço com qualidade, um serviço com capacidade de resposta e, portanto, foi relativamente fácil voltar a escolher Castelo Branco”.
Já em relação à aposta de colocar a concurso uma prestação de serviços com elevados níveis de exigência, o governante sublinhou que o ministério que tutela quis dar um sinal que era possível aproveitar a vantagem de empresas especializadas na organização deste tipo de serviços.
“Há a ideia de que este tipo de serviços se carateriza por não valorizar suficientemente o trabalho digno, com direitos, com estabilidade. Nós quisemos dar um sinal no sentido que era possível fazer de forma diferente. Há também uma garantia que aqui se vão criar postos de trabalho que valorizam as pessoas e não apenas que as utilizam num modelo de pega, usa e deita fora”, afirmou Vieira da Silva.
Luís Correia, presidente da Câmara de Castelo Branco, afirmou que na reabertura do Centro de Contacto, “a decisão do atual Governo corrige o que tinha sido uma enorme injustiça do anterior Governo para com o nosso concelho e para com o Interior”.
O autarca considera que o encerramento do Centro de Contacto, em 2012, “foi mesmo um grave incumprimento por parte do Governo, que colocou em causa o principio da honorabilidade do Estado”.
O novo Centro de Contacto, “é uma realidade que se vai manter” afirmou o autarca, acrescentando que o Centro vai “criar 150 novos postos de trabalho”.
O autarca afirmou a satisfação do município pela concretização deste projeto, “pelo que representa na criação de emprego, pelo reforço que poderá trazer à economia local”.
Luís Correia lembra que as instalações foram responsabilidade da autarquia e a sua localização , no centro da cidade, não foi em vão.
“A localização deste Centro aqui, contribuirá também para a dinamização e revitalização do centro da cidade”, afirmou, acrescentando que o Centro de Contacto da Segurança Social, serve dois objetivos, que são “aumentar a qualidade dos serviços prestados pela Segurança Social e finalmente o edifício no centro da cidade ganha vida”.
Luís Correia deixou ainda uma mensagem ao governante, ao destacar que, “connosco, o Concelho de Castelo Branco está sempre disponível para acolher todos os serviços que a administração central queira descentralizar”, acrescentando que, “connosco o Concelho de Castelo Branco, estará sempre disponível para acompanhar o investimento público que garanta mais emprego, melhores serviços, mais qualidade de vida, mais justiça social”.
O autarca terminou a sua intervenção com a entrega de uma medalha com os símbolos de Castelo Branco ao ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.
Cristina Valente