3 de maio de 2017

JOAQUIM MARTINS
ROMARIAS DA BEIRA!

ROMARIAS DA BEIRA! – Iniciou-se mais um ciclo de Romarias. A Senhora. do Almurtão e a Senhora de Mércoles e São Tiago cumpriram a tradição. Não faltaram os romeiros nem a festa. Houve romaria, com cerimónias litúrgicas e com arraial e feira. E as merendas, claro.
As comissões de festas cuidaram para que nada faltasse e a festa aconteceu. Cumpriram-se promessas. A “religiosidade popular” veio ao de cima e a “cultura popular” exprimiu-se de várias formas, conforme a tradição. O “povo saiu à rua”, riu, cantou e conviveu.
As festas de aldeia e as romarias que até ao fim do verão irão marcar o quotidiano do País são tempos mágicos que cimentam as comunidades. São elementos de coesão social. São traços de união. Os emigrantes voltam para as romarias. Para rever a terra e os amigos. Para matar saudades.
Os momentos coletivos de vivência eufórica, em liberdade são necessários ao equilíbrio das nossas sociedades, garantem-nos alguns estudiosos. É que a festa, com os seus excessos, a música, a dança, a partilha, o encontro é também um tempo de descompressão, de libertação de energia, de promessa.

LIBERDADE DE IMPRENSA – Hoje, quarta-feira assinala-se o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, instituído em 1993. Os objetivos  sinalizados na altura – promover a liberdade de Imprensa; combater os ataques à Imprensa e a violação dos seus direitos; lembrar os jornalistas perseguidos ou que morreram em serviço – continuam a ter sentido.
Hoje, a celebração do dia continua a ser premente. A Imprensa escrita corre sérios riscos de desaparecer, nomeadamente a Imprensa regional. Por falta de apoios e de leitores. A quebra na publicidade acentuou-se e os serviços públicos não publicitam os serviços que deviam. A informação escrita perdeu atenção, em detrimento dos meios audiovisuais e das redes sociais.
Os grandes grupos económicos apropriaram-se dos meios de comunicação e condicionam-na. O número de jornais que desaparecem todos os anos é preocupante.
Debater o tema e os seus problemas está na ordem do dia. É que uma Imprensa livre é crucial, em qualquer sociedade democrática!

03/05/2017
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video