3 de maio de 2017

ALUNOS DA AFONSO DA PAIVA CONVIVEM COM COLEGAS DE CASTELO BRANCO DA ILHA DO FAIAL
A GE(R)MINAR nos Açores

IMG 20170501 181035As 23 crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Afonso de Paiva acompanhadas por três professoras, dois auxiliares educativos e pela comitiva da Junta de Freguesia de Castelo Branco encabeçada pelo presidente, Jorge Neves, chegaram segunda-feira, a Castelo Branco, na Ilha do Faial, Açores, para conhecerem a localidade e conviverem com os seus colegas insulares, no âmbito do projeto GE(R)MINAR, que teve início em 2016 e tem como objetivo envolver os mais novos na vivência e valorização de atividades relacionadas com a defesa do património e do ambiente.
Um projeto que como Jorge Neves afirmou à Gazeta “é mais uma pedra na geminação de Castelo Branco da Beira Baixa, com Castelo Branco do Faial, Açores”.
Até amanhã, quinta-feira a comitiva de Castelo Branco da Beira Baixa visitará os pontos mais emblemáticos da Ilha do Faial, como é o caso do Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, a Caldeira, a Casa dos Dabney, o Aquário de Porto Pim e o Morro de Castelo Branco, onde serão plantadas espécies endémicas dos Açores, nomeadamente a Azorina Vidalli.
Amanhã, quinta-feira, com a aproximação do culminar do projeto, no regresso a Portugal continental, 10 crianças da Escola Básica de Castelo Branco, dos Açores, acompanham os colegas até Castelo Branco, na Beira Baixa, onde permanecerão até à próxima segunda-feira.
O intercâmbio dos dois Castelo Branco, no entanto, não fica por aqui, uma vez que a comitiva que viaja até à Beira Baixa, além das 10 crianças, inclui mais cerca de 20 pessoas.
A Junta de Freguesia de Castelo Branco da Beira Baixa, a exemplo do que fez em 2009, convidou os seus congéneres dos Açores, para recriarem cá as tradicionais Festas do Espírito Santo.
Assim, domingo, às 10h30, na Capela do Espírito Santo, tem início a concentração dos participantes na Procissão do Espírito Santo, que depois de sair do Largo do Espírito Santo, às 10h45, passa pela Rua do Espírito Santo, Alameda da Liberdade, Rua Sidónio Pais e Largo do Rei D. José, até à  Sé, onde, onde, às 12 horas, será celebrada uma missa e será coroado o Espírito Santo.
O programa continua com um almoço típico açoriano, no qual não faltarão as tradicionais Sopas do Espírito Santo.
Jorge Neves já tinha adiantado à Gazeta que a geminação entre Castelo Branco da Beira e Castelo Branco dos Açores “tem sido, de facto, uma geminação que não tem ficado no papel” e realçou que “tem envolvido a comunidade e desta vez há aqui uma forte envolvência dos mais novos”.
Uma partilha entre Albicastrenses que a Gazeta vai dar a conhecer aos leitores na edição de dia 10, com reportagens que acompanham as atividades nos Açores e na Beira Baixa.


03/05/2017
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video