5 de abril de 2017

ENTRE SEXTA-FEIRA E DOMINGO
Alcains volta a ser a capital do queijo

Alcains, entre sexta-feira e domingo, volta ser a capital do queijo, com a 12ª Feira do Queijo, que tem como palco o Largo de Santo António e é organizada numa parceria entre a junta local e a Câmara de Castelo Branco.
Na apresentação do certame, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, garantiu que a Feira terá “um programa muito bom, com a participação de muitos stands” e salientou que “vamos promover, mais uma vez, os nossos produtos locais, aqui a partir do queijo, que é um produto importante para Alcains”.
Luís Correia revelou que no primeiro dia, sexta-feira, a par da inauguração de uma exposição de filatelismo, “será apresentada uma inovação para Alcains”, adiantando que “em parceria com uma startup de Castelo Branco passa a haver wi-fi livre no Largo de Santo António”.
A presidente da Junta de Freguesia de Alcains, Cristina Granada, começou por elogiar e agradecer o apoio da Câmara, na realização da Feira, ao afirmar que “o Concelho de Castelo Branco tem este grande benefício das freguesias serem acompanhadas pela inteligência de um executivo, com a Câmara a dar um apoio constante e a concretizar um reconhecimento das freguesias”.
Cristina Granada afirmou depois que o certame “tem o queijo como produto central, mas apresenta outros, como os enchidos, o pão, o azeite, o mel e o vinho, bem como o artesanato”.
A edição da Feira do Queijo, segundo adiantou, terá, este ano, “cerca de 50 stands, dos quais 10 são de vendedores de queijo” e destacou ainda que, a exemplo de anos anteriores, será apresentada no certame uma novidade relacionada com o queijo”, um assunto em relação ao qual não quis desfazer a surpresa, embora tenha adiantado que “será alguma coisa que vai ao forno e leva queijo dentro”.
O programa começa sexta-feira, às 14h30, com a abertura da exposição de filatelia O queijo de ovelha em Alcains. A Feira abre às 18 horas e à noite há animação musical com as bandas Contratempo e Southfield da Associação recreativa e Cultural de Alcains (ARCA).
Sábado o dia começa às 10h30, com uma arruada com o grupo de concertinas da ARCA e a abertura oficial do certame está marcada para as 11 horas, com a presença de Luís Correia.
A animação musical chega às 15 horas, com os Traquinas e Companhia – Concertinas da Associação As Palmeiras. Às 16h30 sobe ao palco o Grupo Típico O Cancioneiro de Castelo Branco, enquanto às 22 horas atua Miguel Agostinho.
Domingo, às nove horas, começa o tradicional passeio pedestre Rota das Leiteiras, organizado pela associação Papa-Léguas.
Uma hora depois, às 10 horas, tem início o passeio de motos e motorizadas antigas, organizada pelo moto Clube Dog’s Land.
A música marca presença a partir das 15h30, com o grupo de percussão tradicional de Castelo Branco Os Chibatas. Às 16h30 atua o grupo Danças e Cantares da Beira Baixa, da Associação As Palmeiras e o encerramento da Feira está agendado para as 19 horas.


05/04/2017
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
02/05
Obrigado senhor ZéTeatro Estúdio São Veiga, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
03/05
Canta LiberdadeCasa da Cultura da Sertã

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video