DE 16 A 23 DESTE MÊS
Poesia, um dia está de regresso com leituras no Rio Tejo
A Câmara de Vila Velha de Ródão promove, entre 16 e 23 deste mês, a sexta edição do encontro Poesia, um dia. A iniciativa é organizada pela Biblioteca Municipal José Batista Martins e tem a direção literária do escritor Jaime Rocha.
O encontro levará à residência literária da Foz do Co-brão, os poetas Vasco Rato, Rita Taborda Duarte, Catarina Barros e Jaime Rocha.
O presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, destaca a importância deste evento, o qual para além da residência literária, reúne “um conjunto de 30 atividades de promoção do gosto pela leitura da poesia para todas as idades”.
Do programa destacam-se as leituras no rio, diurnas e noturnas; e várias exposições, como ilustrações do artista plástico Pedro Proença, fotografias e poemas de Jorge Velhote e mostras de trabalhos realizados por crianças na Bi- blioteca em oficinas dinamizadas por Elisa Aragão e Marina Palácio.
Está ainda prevista a exibição dos documentários Passagem dos Elefantes, de João Manso e Miguel-Manso, e Onde as oliveiras crescem os homens não morrem, de Tiago Moura e Pedro Pires/Terceira Pessoa.
O encontro inclui uma feira do livro de poesia, numa atividade que envolve uma conversa com poetas e arqueólogos sobre vivências no território de Ródão, no qual participa Luís Raposo. É neste espaço que será apresentado o livro Animais e animenos, pelos seus autores, Rita Taborda Duarte e Pedro Proença, e decorrerá uma conversa com o editor da Artefacto, Paulo Tavares.
Nos dias do encontro serão realizadas reuniões dos quatro clubes de leitura da Biblioteca. As sessões dedicadas ao público jovem terão como convidada Catarina Barros, enquanto que a destinada ao público adulto contará com a participação de António Salvado e Gonçalo Salvado, que darão a conhecer a poesia de Safo e de outras poetisas da Grécia Antiga.
Como é habitual o encontro pretende também ser um instrumento descentralizador da cultura. Este ano a iniciativa chega a Sarnadas de Ródão. É nessa freguesia que José Alberto Sardinha e Maria Adelaide Salvado, dinamizarão uma conversa subordinada ao tema Sarnadas de Ródão na literatura de cordel, seguindo-se na Adega 23, uma leitura de poemas do livro Rubá‘iyat poemas de amor e do vinho, pelo seu autor, Gonçalo Salvado.
O envio de postais com textos dos autores convidados volta a estar em destaque. Nesta edição as ilustrações são da autoria de Maria do Rosário Maia, Elisa Aragão e Paula Pequito. Também o espaço dado aos poetas do Concelho surge no programa, com a dinamização da atividade Pela tarde e pela fresca, uma sessão de leitura de poesia por Silvério Dias e outros poetas de Ródão, com música popular e peixe do rio frito, que acontecerá na aldeia de Tostão, no seu Museu do Azeite.
Durante o evento, serão várias as ocasiões de convívio entre os poetas convidados e o público, como um almoço com poesia nas piscinas municipais, lanche partilhado na Foz do Cobrão, jantar convívio na Herdade da Urgueira e uma sessão de autógrafos na Biblioteca Municipal.
Como habitualmente a poesia associada à música e às artes performativas tem o seu espaço no programa, com a performance «Poderia a poesia» de Gi Cañamero; o concerto de poesia para crianças «Andante (des)concertante», pela Andante Associação Artística; e o espetáculo de cravo, por Joana Bagulho na capela de N. S. do Castelo.
As inscrições encontram-se abertas através do e-mail [email protected], até ao dia 12 de setembro.