INOVAR PARA CRESCER E TRAZER PESSOAS
Autarquia Albicastrense leva inovação à Feira do Queijo de Alcains
A 13ª edição da Feira do Queijo de Alcains, que este ano contou com 52 expositores, decorreu entre sexta-feira e domingo. Sendo o queijo a grande riqueza desta freguesia, este ano o certame contou com no-ve produtores presentes.
Mário Rosa, presidente da Junta de Freguesia de Alcains, deixou o convite à população para visitar a Feira, que este ano regressou à zona exterior do Museu do Canteiro.
“A Câmara de Castelo Branco deu todo o apoio necessário, se algo correr mal, a culpa é da Junta de Freguesia, porque da Câmara não há qualquer reparo”, salientou Mário Rosa, que não poupou elogios ao apoio da autarquia para a concretização deste certame, que nesta edição apresentou diversas novidades.
A Feira do Queijo, este ano, apresentou algumas novidades no âmbito da reorganização que a autarquia está a efetuar na realização deste tipo de atividades.
“Quisemos trazer inovação e mudar o rumo. Há outros objetivos que queremos aproveitar com a realização das feiras. Esta é a segunda que temos nestes moldes, a primeira foi a de Salgueiro do Campo, mas não fizemos todas as alterações. O objetivo central é honrar a história de Alcains”, salientou Luís Correia, presidente da Câmara de Castelo Branco.
Para o autarca, os certames são uma porta aberta para os produtores da região que podem assim dar a conhecer os produtos endógenos.
A realização da Feira do Queijo é, de acordo com o edil, o resultado de um “trabalho conjunto, da Junta de Freguesia, da Câmara, das associações e de muitas pessoas. Quanto maior for o envolvimento da população, mais honraremos as atividades ligadas ao queijo e à pastorícia. Este será um fim de semana muito bom para Alcains e para a Freguesia de Alcains”, concluiu Luís Correia.
“Inovar para crescer e trazer pessoas” ao certame foi um dos objetivos fulcrais da autarquia, que tem apostado nestas feiras para promover as freguesias e os seus produtos endógenos.
A Feira do Queijo decorreu em diversos pavilhões, sendo que, os visitantes puderam usufruir de três restaurantes e um bar.
No sábado, a feira abriu às 9h30, com uma atividade, um passeio de tratores. Ao longo do dia, houve animação de rua, produção ao vivo de queijo e de requeijão, uma demonstração de tosquia de ovelhas, entre outras atividades.
O último dia ficou marcado pelo passeio pedestre Rota das Leiteiras, numa organização conjunta com a Associação Papa Léguas, e com o passeio de motas antigas, organizado pelo Moto Clube de Alcains Dog’s Land.
Diário Digital Castelo Branco