ASSEMBLEIA DE FREGUESIA
Leopoldo Rodrigues afirma que “PSD comete erros atrás de erros”
Na última Assembleia de Freguesia de Castelo Branco, João Valente, deputado do Partido Social Democrata (PSD), levou dados que apontam que Castelo Branco é uma das cidades com menor número de ofertas de emprego. Além disso, o deputado social-democrata afirmou que “Fundão, Guarda e Portalegre têm mais investimento” que a cidade Albicastrense.
“Não estamos ir pelo caminho certo”, referiu João Valente.
Com estas declarações, o presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, não quis deixar de responder a João Valente, que acabou por fazer fortes críticas à intervenção do PSD.
“Fico sempre com a sensação que não é você que escreve as intervenções. PSD comete erros atrás de erros. Não podem trazer mapas/estudos sem saber do que se trata. Trouxe o exemplo do Fundão, uma câmara com uma dívida astronómica e é a melhor do Mundo?”, respondeu o presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco.
Além destas críticas entre o PSD e Leopoldo Rodrigues, a sessão da Assembleia de Freguesia foi marcada pela substituição de Celeste Ribeiro, deputada eleita pelo Bloco de Esquerda, por Luís Barroso, que aproveitou para afiançar que vai ser muito interventivo.
Na primeira intervenção como deputado da Assembleia de Freguesia, Luís Barroso acusou a equipa da Junta de Freguesia de nada ter feito desde a tomada de posse, em outubro.
“Exigimos uma página de Internet atualizada, já que nada foi feito desde a tomada de posse deste executivo”, afirmou.
Em resposta, Leopoldo Rodrigues recordou tudo o que foi feito desde a sessão de divulgação de limpeza das matas, o projeto ambiental, que constou na visita a entidades onde foram deixadas árvores e arbustos por crianças, sendo que, “a ideia é acompanhar o crescimento” das mesmas.
Apoio social, em parceria com a Caritas, e apoio às anexas de Taberna Seca e Lentiscais foram também mencionadas por Leopoldo Rodrigues.
Junta aprova regulamento para edição de livros, CDs e DVDs
Foi aprovado, por unanimidade, na última Assembleia de Freguesia de Castelo Branco, um regulamento para a edição de livros, CDs e DVDs.
“Enquadra-se em tornar mais claro e mais transparente os apoios que concedemos na edição destes suportes. Somos frequentemente solicitados para apoiar, entendemos que devemos ter um documento que permita adequar a pertinência de apoiar”, informou Leopoldo Rodrigues.
Este regulamento inclui uma equipa de jurados constituída por Leopoldo Rodrigues, um vogal e um elemento externo.
“Não serei eu a presidir esta equipa. Irei delegar em alguém, mas garanto que o júri trabalhará com isenção”, garantiu o autarca.
Durante esta sessão, outro regulamento foi trazido para cima da mesa: o dos apoios às associações da Freguesia.
Filipe Roque, deputado do PSD, apresentou algumas críticas a este regulamento. “Somos a favor dos apoios, mas achamos importante que haja critérios. Este regulamento é demasiado amplo, devia ser mais específico e claro, mais justo e transparente”, afirmou o deputado social-democrata.
João Vicente, deputado do Partido Socialista (PS), respondeu a esta crítica de Filipe Roque, assegurando que se o regulamento fosse “pouco flexível”, não conseguiam “encaixar” nos apoios às associações.
“Regular é sempre complicado, se temos um regulamento pouco flexível, não conseguimos encaixar. O nosso regulamento oferece o meio termo”, garantiu João Vicente.
Diário Digital de Castelo Branco