13 de junho de 2018

Quinta do Chinco recebe projeto COMER.COM

A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) e a Câmara de Castelo Branco estão a desenvolver, no espaço Hortas Sociais da Quinta do Chinco, o projeto COMER.COM, que abrange crianças e jovens do Pré-Escolar, 3º ciclo e 12º ano.
O projeto tem como objetivo a promoção de hábitos alimentares saudáveis, através da sensibilização da comunidade escolar.
O excesso de peso e os problemas a ele associados, a adoção de práticas de alimentação e estilos de vida saudáveis, a compreensão da importância da alimentação na preservação da saúde, a promoção da ligação das crianças/adolescentes à terra, são os objetivos deste projeto que pretende contribuir para sensibilizar toda a comunidade escolar.
Nesta parceria, que se iniciou em maio, já se realizaram várias ações com as crianças do Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares (AENA), de Castelo Branco.
A atividade recomeça no próximo ano letivo, com jovens do Pré-escolar, do 3º ciclo e do 12º ano.
Para o presidente da Câmara, Luís Correia, esta parceria, como outras, vem ao encontro dos objetivos traçados para aquele espaço, “ tornando as Hortas da Quinta do Chinco não só apenas um espaço destinado ao cultivo da terra por parte de mais de 80 famílias, mas também e, essencialmente, um espaço que visa contribuir para o desenvolvimento de projetos dotados de uma forte componente pedagógica que, em articulação com a comunidade escolar, pretende melhorar o processo educativo dos nossas crianças e jovens, nomeadamente nas áreas do ambiente e da alimentação saudável”
Recorde-se que as Hortas Sociais da Quinta do Chinco, situadas entre os bairros da da Carapalha e do Ribeiro das Perdizes, é um projeto onde a autarquia pretende estimular a integração e a convivência social entre diferentes gerações, com idades, aptidões físicas e heranças culturais variadas, fomentando o espírito comunitário e a entreajuda.
Este espaço é também um complemento para as economias familiares, proporcionando-lhes também o acesso a uma alimentação mais variada, rica, ecológica e saudável produzida pelos próprios.
Paralelamente à utilização das hortas, a Câmara tem desenvolvido, na Quinta inúmeras iniciativas de caráter educativo, pedagógico e associativo com a comunidade envolvente.

13/06/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video