PROJETO PARA 10 MIL EUROS
Junta avança com orçamento participativo
A Junta de Freguesia de Castelo Branco está a promover o Orçamento Participativo da Freguesia de Castelo Branco 2019, com o presidente, Leopoldo Rodrigues, a recordar que “a Freguesia desde há anos que o promove”, com o objetivo de “promover a cidadania ativa, através da participação dos cidadãos na escolha e definição de prioridades da gestão e ação autárquicas”.
Assim, o Orçamento Participativo, “assente numa lógica de democracia participativa, propõe-se discutir, avaliar e selecionar projetos relevantes para a comunidade da freguesia de Castelo Branco e, posteriormente, inscrevê-los no Orçamento da Freguesia e no seu Plano de Atividades para 2019”.
Leopoldo Rodrigues realça, no respeitante à participação, que o Orçamento participativo “tenha o maior número possível de pessoas envolvidas”, pelo que para além da sua divulgação através de uma conferência de Imprensa realizada na passada segunda-feira, 23 de julho, tem uma página direcionada para ele, na página da Freguesia, procedendo-se ainda “à sua publicação através dos órgãos de Comunicação Social e de folhetos”.
O período de consulta pública do Orçamento Participativo, englobando a elaboração e apresentação de propostas está a decorrer até 17 de setembro, sendo que de 18 a 23 de setembro decorrerá a análise técnica, avaliação e seleção das propostas apresentadas, sendo que as que forem selecionadas serão divulgadas entre 24 de setembro e oito de outubro. Depois, entre nove de outubro e 12 de novembro, decorre a votação que além de poder ser feita no site, também o pode ser presencialmente, na Junta de Freguesia.
Por fim, a apresentação pública do vencedor terá lugar até dia 23 de novembro.
Refira-se que a apresentação das propostas pode ser feita em formulário próprio disponível no site do Orçamento Participativo da Freguesia de Castelo Branco, através do endereço eletrónico opfcb@jf-castelobranco.pt, ou por correio postal para a Freguesia de Castelo Branco.
António Tavares