29 de agosto de 2018

Fernando Dias, Oleiros
OLEIROS - 100 NÓS

Um grupo de jovens escuteiros de Lisboa (S. João de Deus) deixou o descanso e o conforto da cidade e instalou-se em Oleiros. Fizeram da sede dos nossos escuteiros a sua casa e percorreram lugares das freguesias de Isna, Cambas, Orvalho e Oleiros.
Este grupo era constituído por cerca de uma dezena de estudantes do ensino secundário e do ensino superior, por pré-universitários e ainda por alguns recém-licenciados.
Durante duas semanas, participaram na celebração de missas, em procissões, visitaram idosos em lares e em suas casas, colaboraram com o pároco de Oleiros, Luís Alves, na organização de um futuro museu de arte sacra. Nas “horas vagas” ainda embelezaram a Escola Padre António de Andrade.
A sua responsável, a professora Xana Matos, explicou que esta atividade, designada por “100 NÓS”, se inseriu na comemoração do centenário dos caminheiros, um dos “níveis” dos escuteiros.
A marca física da sua passagem por Oleiros está gravada num muro da escola, através de um painel de azulejo (desenhado pelo professor Pedro Gabriel) com o logótipo e o lema do Agrupamento de Escolas “O SEGREDO É NÃO DESISTIR”.
As outras marcas, que não se vêm mas se sentem, ficarão marcadas na memória de cada um: a marca da generosidade, do compromisso, do altruísmo, do bem-fazer sem esperar recompensa. Tudo isto, valores estranhamente estranhos a grande parte da sociedade atual.
Aquela “malta” de Lisboa veio mostrar-nos um modo diferente de fazer férias, outra maneira de estar na vida e, ao mesmo tempo, também outra forma de ser feliz.
Foi bonito. Obrigado.

29/08/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video