Inscrições para a Feira da Tigelada e do Mel estão abertas até dia 16 de outubro
O doce mais típico do Concelho de Proença-a-Nova volta a ser protagonista na Feira da Tigelada e do Mel de Proença-a-Nova, que decorre nos dias 27 e 28 de outubro, no Parque Urbano Comendador João Martins. As inscrições estão abertas até 16 de outubro para as as-sociações, produtores de mel e artesãos do Concelho.
As tigeladas são asseguradas pelas associações do Concelho nos típicos caçoulos de barro, que serão entregues pela Câmara.
Paralelamente a este evento Beira Baixa Terras de Excelência, cofinanciado pelo FEDER no âmbito do PROVERE com o apoio do Centro 2020, está preparado um programa de animação e música ao longo dos dois dias de feira, com destaque para o Atelier de Cultura e Gastronomia do projeto Beira Baixa Cultural, Os Segredos da Tigelada, que, à semelhança do ano passado, convidará os presentes a fazer a sua própria tigelada, este último cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia.
De ano para ano, a tigelada tem-se afirmado como produto turístico do Concelho de Proença-a-Nova. A prova disso é o número de tigeladas vendidas que aumenta exponencialmente a cada edição. Só no ano passado foram vendidas mais de 1.800 tigeladas nos dois dias da Feira.
O doce, feito à base de ovos, leite de cabra, mel e cozido em forno de lenha dentro de caçoulos de barro, tem uma receita diferente em cada aldeia, o que o torna tão único e distintivo na Beira Baixa.
Todos os interessados deverão efetuar a inscrição na receção do edifício dos Paços do Concelho, no Posto de Turismo, ou pelo endereço eletrónico eventos@cm-proencanova.pt, através do preenchimento da ficha dis-ponibilizada para no site da Câmara.