João Belém
A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO SOCIAL
Para compreender a linguagem dos demais não é suficiente compreender as palavras, é necessário entender o seu pensamento
Leo Vygotsky
Leo Vygotsky nasceu em 1896, formou-se em 1917 em Direito na Universidade de Moscovo, mas o seu interesse por Psicologia levou-o a frequentar em 1924 o Instituto de Psicologia também em Moscovo.
Os seus trabalhos mais importantes foram a teoria do desenvolvimento social, na qual incluiu o conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP), bem como o seu trabalho com a linguagem.
Vygotsky é essencialmente conhecido pelo seu trabalho relacionado com a educação e o desenvolvimento infantil. Defendia que a interação social desempenhava um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e que as pessoas atribuíam significado às coisas através da intervenção da sociedade e da comunidade.
Assim segundo a sua teoria de desenvolvimento a mente humana desenvolve-se a partir da interação entre as pessoas e a sociedade e nesse sentido determinados instrumentos da cultura, como a linguagem e a capacidade de escrever, foram criados para que as pessoas pudessem interagir com o seu meio ambiente social, desenvolvendo primeiro esses instrumentos com funções sociais como forma de comunicar aos outros as suas necessidades mas depois quando eles se interiorizam o resultado traduz-se na aquisição de competências de pensamento mais complexo.
Quanto ao papel da linguagem Vygotsky sustentava que a linguagem desempenhava papeis muito importantes no que respeita ao desenvolvimento cognitivo. A linguagem é o método principal que os adultos usam para transmitir as informações às crianças e, através dela, as experiências externas são convertidos em processos internos. Assim, ela é criada pela interação social, com o propósito das pessoas comunicarem umas com as outras, tornando-se mais tarde num “discurso interior” que corresponde aos pensamentos das pessoas.
Baseado nas teorias de Vygotsky existe um método de ensino conhecido como “ensino recíproco” que pretende melhorar a capacidade das crianças em adquirir e aprender informações a partir de textos.
Neste método em vez de haver um professor simplesmente a dar aulas aos alunos, todos trabalham juntos durante a aprendizagem e a prática, explorando ideias determinantes como resumir, perguntar, clarificar e prever. À medida que o tempo avança, o papel do professor vai diminuindo, pois, os estudantes tornam-se mais ativos no processo de aprendizagem, mas também torna a relação entre aluno e professor reciproca, apoia à medida que os papéis mudam, o professor também precisa que o aluno o ajude a criar.
A aplicação de técnicas de aprendizagem cooperativa na educação formal é importante não só para a obtenção de ganhos em relação ao próprio processo ensino aprendizagem, mas também na preparação dos indivíduos para situações futuras no ambiente de trabalho, onde, cada vez mais, as atividades exigem pessoas aptas ao trabalho em equipa.