17 de outubro de 2018

TAÇA DE PORTUGAL | ENCARNADOS REJEITARAM MAU ESTADO DO RELVADO
Sertanense e Benfica joga-se no Estádio Cidade de Coimbra

O encontro entre o Sertanense e o Benfica, da 3ª eliminatória da Taça de Portugal, vai ser realizado no Estádio Cidade de Coimbra, o que coloca um ponto final na esperança das gentes da zona do Pinhal.
A segunda vistoria realizada na passada sexta-feira por responsáveis da Federação Portuguesa de Futebol, sentenciou levar o encontro para a cidade dos estudantes, uma vez que o relvado do Campo de Jogos Dr. Marques do Santos não possui as condições necessárias para o evento.
Na primeira inspeção ao recinto, realizada por responsáveis da FPF, do Benfica, da Câmara Municipal da Sertã, da Proteção Civil, da Guarda Nacional Republicana e dos Bombeiros Voluntários da Sertã, do Benfica, da Câmara Municipal da Sertã, da Proteção Civil, da Guarda Nacional Republicana e dos Bombeiros Voluntários da Sertã, durante a passada quinta-feira, ainda ficou no ar uma réstia de esperança, já que levou à aprovação das instalações.
A inspeção ditou que seriam obrigatórios alguns ajustes, mas nada que inviabilizasse a realização da partida. A grande questão era mesmo o relvado, uma vez que se encontra em mau estado, com a relva maltratada. É que tem havido uma grande sobrecarga de jogos, e é ali que a equipa principal do Sertanense treina, uma vez que falta outro local.
Os dirigentes do Sertanense ainda tentaram algumas estratégias para convencer os inspetores da FPF. Para melhorar o estado do tapete verde, ainda pediram o adiamento do jogo com o Sintrense, do passado domingo, a contar para o Campeonato de Portugal.
Mas a verdade é que nem esse tempo de descanso foi considerado suficiente para que o terreno recuperasse. Assim, as partes acabaram por optar disputar o jogo em Coimbra, mas o Municipal de Oleiros também era uma das alternativas. Ali já jogou o Sporting, também para a Taça de Portugal.
Sertanense e Benfica vão, assim, discutir a passagem à próxima fase da prova rainha do futebol português na cidade dos estudantes.
A sede do clube, na Sertã, a Associação de Futebol de Castelo Branco, as bilheteiras do Estádio Cidade de Coimbra e as Casas do Benfica, são os locais onde pode adquirir os bilhetes, à venda a partir desta terça-feira, 16 de outubro. A partida da terceira eliminatória da Taça de Portugal acontece esta quinta-feira, 18 de outubro, a partir das 20:45, no Estádio Cidade de Coimbra.
Oito euros para sócios e 15 euros para não sócios é o preço dos bilhetes. A direção do Sertanense disponibiliza, para todos os interessados, transporte de autocarro, com saída da Sertã.
No princípio, aquando do sorteio desta terceira eliminatória da Taça de Portugal, pensou-se que o Sertanense Futebol Clube (SFC) ia receber o SLBenfica., no Campo Dr. Marques dos Santos.
Na altura, o presidente do Sertanense, Paulo Farinha, assistiu ao sorteio na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Mostrou-se nessa ocasião muito satisfeito. É a cereja no topo do bolo. Vai ser uma festa muito bonita e todos os sertaginenses estão de parabéns, porque nós merecíamos, principalmente depois dos incêndios de 2017”, realçou, acrescentado “que tratava-se do culminar de muitos anos à frente deste clube e que nós merecíamos. A festa irá para o povo da Sertã”.
O presidente do Sertanense lamentou esta nova decisão de levar o jogo para Coimbra, justificando que “”estávamos a rezar a todos os santos para que o jogo fosse na Sertã. Por respeito aos nossos adeptos e também porque só aqui podia ser feita a verdadeira festa da Taça, um autêntico arraial. Alguns dos habitantes da vila nunca viram o Benfica ao vivo”.
Quem também não ficou agradada com esta decisão foi a população da Sertã, além de todos reconhecerem que em Coimbra as receitas de bilheteira são muitos maiores.
“Já prevíamos que isto viesse a suceder. Isto é fazer mal ao futebol português. É tornar a festa do povo, que é a Taça de Portugal, uma competição elitista. É afastá-la do “país real”, e levá-la para um lado gourmet que a mesma não tem. Além disso, é uma tremenda hipocrisia”, realça um adepto do emblema do Pinhal, que lembra que “devemos admirar o futebol inglês e invejar o clube da sexta divisão que, em casa, recebe o Arsenal ou o Chelsea e ceder às vontades dos portugueses que não querem atuar num relvado com menos condições do que acham ser necessárias”
E continua: “E isso é fazer mal ao futebol. É tirar a honra aos menos beneficiados financeiramente de receber condignamente grandes nomes do futebol nacional. É tornar um dia histórico num dia banal”.
Paulo Marques

17/10/2018
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video