2 de janeiro de 2019

Alma Azul apresenta Contos Exemplares de Sophia em Alcains

A Alma Azul, para assinalar o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, que nasceu em novembro de 1919, preparou um programa dedicado à sua prosa e poesia, que terá várias iniciativas ao longo do ano.
Assim, no próximo domingo, 6 de janeiro, a Alma Azul lê e analisa, no Salão Alma Azul, em Alcains, o conto Os Três Reis do Oriente – Gaspar, a primeira parte do conto, dividido em três, que Sophia de Mello Breyner Andresen publicou na antologia Contos Exemplares, uma coletânea de contos profundamente humanistas e de intervenção social, como são O Jantar do Bispo, Retrato de Mónica e o Homem.
Em Os Três Reis do Oriente – Gaspar o tema é a justiça e a liberdade religiosa. Antes de Gaspar sair do seu reino para seguir a Estrela, terá uma dura e reveladora experiência que mudará a sua vida para sempre. E da primeira parte do conto surge um pensamento, quase prece, de Gaspar: “Que pode crescer dentro do tempo senão a justiça?” um mote para a conversa que se segue.
Também a sua reflexão sobre a poesia se encontra em Homero, mas especialmente em Os Três Reis do Oriente – Belchior, que a Alma Azul vai ler e analisar no mês de março, próximo do Dia Mundial da Poesia, deixando para dezembro, a terceira parte do conto, dedicada a Baltasar.
Antes, em junho, no âmbito do programa Galáxia Camões, que a Alma Azul trabalha desde 2011, a abordagem à obra de Sophia de Mello Breyner Andresen será através do poema Camões e a Tença e do texto que Sophia de Mello Breyner Andresen leu em Coimbra, em 1980, sobre Luís de Camões.

02/01/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video