2 de janeiro de 2019

EM DEFESA DA UNIDADE LOCAL DE SAÚDE DE CASTELO BRANCO
Moção defende que se deve “reforçar o investimento na saúde”

A Assembleia Municipal de Castelo Branco aprovou, por maioria, apenas com a abstenção do Bloco de Esquerda (BE), a moção Reforçar o investimento na saúde, apresentada pelo Partido Socialista (PS).
No documento é recordado que “a nossa autarquia tem contribuído ativamente para a manutenção, desenvolvimento, melhoria e crescimento dos serviços de saúde que servem a população da vasta área territorial do Distrito de Castelo Branco, o quarto maior a nível nacional”, relembrando que “entre outros relevantes contributos, a autarquia Albicastrense colaborou na requa-lificação de dois centros de saúde, um em Castelo Branco e outro na Póvoa de Rio de Moinhos e na requalificação e ampliação das Urgências do Hospital Amato Lusitano (HAL)”.
Pode também ler-se que “o Município de Castelo Branco tem realizado um contínuo trabalho na defesa de maior investimento na Unidade Local de Saúde, registando a mesma um histórico de boa gestão”.
E nesta matéria é realçado que “no passado dia 13 de dezembro foi aprovada pela Assembleia Municipal de Vila Velha de Ródão, uma moção de agradecimento a Luís Correia, presidente da Câmara de Castelo Branco, pelos investimentos feitos no Hospital Amato Lusitano, os quais permitiram que fosse colmatada a «necessidade premente de uma ampliação e remodelação», tratando-se de «um serviço que abrange e serve todo o Distrito de Castelo Branco, de forma fundamental para todos»”.
Realça que, “contudo, verifica-se no orçamento para 2019 da Unidade Local de Saúde, uma redução, pelo Governo, de 800 mil euros”.
Perante isto é avançado que “importa reconhecer o trabalho relevante e positivo da autarquia e apelar ao reforço do investimento na nossa ULS pelo Governo”.
A moção, que será enviada ao Primeiro Ministro, à ministra da Saúde, ao secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e aos grupos parlamentares na Assembleia da Repú blica, pretende “saudar e manifestar-se favoravelmente ao relevante trabalho que tem sido desenvolvido pela Câmara de Castelo Branco na defesa dos serviços de saúde”, bem como “manifestar ao Governo, através de sua excelência, a ministra da Saúde, a necessidade de manter e reforçar o investimento na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, considerando a situação peculiar do Distrito de Castelo Branco”.
António Tavares

02/01/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video