23 de janeiro de 2019

INICIATIVA DE MECENATO
Quercus e Transdev libertam dois grifos nas Portas de Ródão

A Quercus e a Transdev libertaram, na passada quarta-feira, dia 16 de janeiro, no Monumento Natural das Portas de Ródão, junto ao Castelo do Rei Wamba, dois grifos juvenis recuperados no Centro de Estudos e recuperação de Animais Selvagens (CERAS).
A ação de libertação dos dois grifos (Gyps fulvus) surgiu integrada numa iniciativa de mecenato da Transdev, que tem vindo a desenvolver vários projetos na área da responsabilidade ambiental, concretamente na defesa do ambiente e qualidade de vida.
A aves foram libertadas no Monumento Natural das Portas de Ródão por aí existir uma colónia desta espécie, sendo que foram marcadas com anilha metálica e marcas alares, que permitirão o seguimento da ave.
O grifo, uma ave de presa de grandes dimensões, é uma ave gregária. Apesar da importância ecológica desta espécie necrófaga, são várias as ameaças que enfrenta, como o envenenamento, a colisão e eletrocussão em linhas elétricas, a redução da disponibilidade alimentar, a alteração do habitat e a ingestão de carcaças com resíduos de medicamentos, entre outras. O seu estatuto de conservação em Portugal é quase ameaçado, segundo o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal, dado existirem menos de mil indivíduos no País, com uma população reprodutora de cerca de 400 casais, principalmente no Douro e Tejo Internacional.

23/01/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video