13 de fevereiro de 2019

APRESENTADAS NO CENTRO DE EMPRESAS INOVADORAS
As tendências alimentares para 2019

O Centro de Empresas Inovadoras (CEI) de Castelo Branco acolheu, esta terça-feira, 11 de fevereiro, a sessão de apresentação das 10 Tendências Alimentares para 2019.
Na abertura, o diretor científico do Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar (CATAA), António Moitinho Rodrigues, realçou que “a questão da alimentação é uma questão que nos preocupa a todos”, para avançar que “a qualidade também interessa a todos os consumidores”.
Introdução que serviu para de seguida afirmar que “a alimentação, nos primeiros mil dias de vida, pode ser determinante para o nosso futuro. Depois disso”, avançou que “continuamos e como jovens comemos tudo o que queremos, sem valorizar muito aquilo que comemos”.
António Moitinho Rodrigues sublinhou que “em Portugal não sentimos fome. Podemos sentir apetite, mas não sentimos fomes, como acontece noutros países”, para alertar que, no entanto, “nem sempre comemos bem”. Para tal acontecer defende que “ingerir alimentos saudáveis deverá fazer parte do nosso dia a dia. Isso é importante para prolongar a nossa existência com qualidade de vida”.
Já noutra perspetiva, António Moitinho Rodrigues afirmou que “a imagem vende muito, principalmente em países com algum poder de compra”, para mais à frente considerar que, “além da qualidade, o design, a imagem é importante. E o design acrescenta valor aos nossos produtos”, tendo em atenção mercados como o internacional ou aquele que é denominado como o mercado da saudade, que respeita aos Portugueses emigardos.
O encontro continuou com uma apresentação sobre Design Trends, por José Ribeiro, da escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco.
A isto seguiu-se o tema Inovação e Tendências do Setor Agroalimentar 2019, por Susana Caio, do InovCluster, e Sara Martins, do CATAA. Um tema em que foram enumeradas e explicadas as 10 tendências, que são: Sustentabilidade; Artificial: inimigo público número um; Procura mais verde; Novas alternativas; Sem sacrifícios; Longevidade com qualidade; Aventura sensorial; Hora de petiscar, Pronta, mas Premium; e Diversificar na distribuição.
A sessão contou ainda com a intervenção de João Martinho, da InovCluster, que abordou o tema Novas Tendências, Novos Mercados.
António Tavares

13/02/2019
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video