CERNACHE DO BONJARDIM
Atelier Túllio Victorino acolhe Tempo de Pastores
O Atelier Túllio Victorino, em Cernache do Bonjardim, recebe, entre sexta-feira e domingo, 20 a 22 de setembro, o evento Tempo de Pastores, que pretende celebrar a cultura pastoril das gentes da Beira Baixa. Promovida pela Destarte Cooperativa, em parceria com a Câmara da Sertã, esta iniciativa oferece um conjunto de atividades artísticas, culturais e lúdicas, designadamente concertos musicais, palestras, exposições e gastronomia pastoril.
O Tempo de Pastores, que integra a programação das Jornadas Europeias da Cultura e foi classificado como EcoEvento, pela Valnor, apresenta uma programação singular. Assim, na área do jardim do Atelier Túllio Victorino serão apresentados dois con-certos musicais distintos, ambos alusivos à música tradicional, pela banda Cantos da Terra Lu-sa, um projeto musical de for-mação aberta com participações de diversos músicos convidados. Destaque também para os con-certos Sons da Pastorícia, com direção musical do músico João Paulo Leitão, e Modas do Labor, da Fé e do Lazer, conduzido pelo cantautor Miguel Calhaz. Terão também lugar concertos dos Cavaquinhos do Clube da Sertã e do Grupo de Adufes de Penha Garcia, entre outros, que inter-pretarão alguns temas de música popular tradicional.
Estará igualmente patente ao público, no espaço do Atelier Túlio Vitorino, uma exposição dedicada à cultura pastoril da região, subdividida em duas áreas, que são Artefactos do Pastor e Instrumentos Musicais Tradicionais. A exposição de artefactos pastoris é composta por um acervo de utensílios e objetos esculpidos por pastores que lhes impuseram a sua marca estética. A pureza e a simplicidade dos objetos expostos transporta o visitante a esse universo próximo e distante que foi o Tempo de Pastores. A exposição foi construída a partir do espólio de diversos colecionadores privados e tem a curadoria de José Magalhães e Maria Sá Pereira Capelo.
Entre os oradores convidados para as palestras agendadas para sábado, 21 de setembro estão três investigadores da cultura pastoril regional, que têm produzido estudos sobre o tema sob diferentes perspetivas, que são Manuel Lopes Marcelo, Eddy Chambino e Maria Sá Pereira Capelo. Também a presença do pastoril na literatura portuguesa, será o tema a tratar numa palestra de Elisabeth Morão.
Na área da animação está prevista a apresentação de um filme documental dedicado aos pastores, com apresentação de Eddy Chambino, e uma conversa aberta acerca do tema pastoril.
A animação musical estará a cargo de um grupo de músicos que farão relembrar alguns te-mas da música tradicional e das tertúlias pastoris.
A Destarte Cooperativa afirma que “serão três dias a festejar a cultura que emana do modo de vida ancestral das gentes da região do Centro Interior, para a celebrar em todas as suas vertentes. Dada a diversidade do programa, os visitantes poderão desfrutar de diferentes atividades e momentos artísticos e culturais, do popular ao erudito”.