17 de abril de 2019

MARCA CASTELO BRANCO JÁ CIRCULA NA LINHA DA BEIRA BAIXA
Turismo ganha novo impulso com a Cultura Sobre Carris

A nova marca Castelo Branco passou a ser a decoração de uma locomotiva do serviço Intercidades, na Linha da Beira Baixa, depois da Câmara de Castelo Branco e da CP – Comboios de Portugal terem assinado, na passada quinta-feira, 11 de abril, um acordo de parceria, que consiste no roteiro turístico Cultura Sobre Carris, que tem como objetivo uma estratégia promocional e de atratividade de passageiros, visitantes e turistas, tendo em vista o desenvolvimento turístico.
O acordo define que a autarquia Albicastrense disponibiliza aos clientes da CP um desconto de 50 por cento na entrada no Museu Cargaleiro, no Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco, no Centro de Cultura Contemporânea, no Museu dos Têxteis, na Casa da Memória Judaica, no Centro de Interpretação do Jardim do Paço, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, no Museu da Seda, no edifício dos ex-CTT, e no Museu do Canteiro.
Para terem direito a esse desconto os clientes da CP só têm que apresentar o título de transporte CP, ou seja, o bilhete, do Intercidades ou do Regional, com destino a Castelo Branco, com validade e que corresponda ao dia de visita, dia anterior ou dia seguinte.
Por seu lado, a CP compromete-se a promover os locais de interesse e/ou eventos promovidos pela Câmara de Castelo Branco e a disponibilizar, sem encargos, uma locomotiva do serviço Intercidades para decoração com vinil, pelo período de um ano, sendo que os custos de produção e colocação do vinil são assumidos pela autarquia.
Por outro lado a CP também permite a distribuição de informação sobre os espaços Albicastrenses nos quais os clientes CP têm desconto, nos comboios Alfa Pendular, Intercidades e Regionais, durante um ano.
A juntar a isto a CP também fica responsável por divulgar nos seus suportes o Sabores de Perdição, que decorre de 31 de maio a 10 junho, e o Natal Branco, no mês de dezembro.
O primeiro Intercidades com a máquina decorada com a marca Castelo Branco chegou à capital da Beira Baixa pouco depois das 11 horas da passada quinta-feira, 11 de abril, transportando, entre outros passageiros, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e o presidente do conselho de administração da CP, Carlos Gomes Nogueira, que ao longo do dia visitaram o Museu Cargaleiro, o Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco, o Jardim do Paço Episcopal, o Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB) e o Museu dos Têxteis, em Cebolais de Cima.
Ainda antes da visita, na cerimónia de assinatura do acordo, que se realizou no Museu Cargaleiro, Luís Correia realçou que “este é um dia marcante para Castelo Branco, com a apresentação de um produto turístico, pouco tempo depois de se apresentar a Rota dos Museus, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL)”.
Luís Correia assegurou que “o turismo é, para nós, uma aposta clara, estratégica e bem vincada”, tanto mais que “Castelo Branco tem um património de elevado interesse histórico, natural e paisagístico”.
O autarca sublinhou ainda que Castelo Branco tem uma rede de museus “com qualidade, que está à vista de todos” e avançou que “a parceria com a CP vai, certamente, ajudar a promover Castelo Branco como destino turístico”, sendo este “mais um passo para divulgação do Concelho”
Por seu lado, Carlos Gomes Nogueira afirmou que “as autarquias são parceiras estratégicas e fundamentais para a CP e, por isso, existe um diálogo permanente com estes parceiros”.
Carlos Gomes Nogueira, com o foco, no acordo, afirmou que “a CP tem orgulho em participar na divulgação do património”, até porque “o nosso património cultural é aquilo que nos une”.
Aproveitou ainda a ocasião para recordar que a 9 de dezembro do ano passado, se registou “o regresso da composição de locomotiva e carruagens à Linha da Beira Baixa, respondendo assim a uma solicitação que nos foi feita”.
Já Ana Mendes Godinho começou por referir que “cada vez que venho a Castelo Branco estou a descobrir segredos que estão bem guardados”.
Com a atenção centrada do turismo avançou que este “tem mudado estruturalmente, em Portugal. Deixamos de ser um turismo sazonal, de Sol e Praia, para passar a um turismo mais sustentável”, definindo o turismo como um “instrumento de mobilização do território”.
Ana Mendes Godinho avançou também que “estamos a conseguir alargar o turismo ao longo do território” e afirmou que “em 2016 e 2017, o número de dormidas nos territórios do Interior cresceu 1,4 milhões, o que é muito significativo. Claro que ainda há imenso para fazer” e sublinhou que “o que tem mudado o País é isto. São projetos concretos que estão a acontecer e que estão a abrir o mapa turístico de Portugal”.
Acerca do acordo entre a Câmara e a CP, Ana Mendes Godinho não perdeu a oportunidade de “elogiar esta parceria extraordinária” e explicou que a CP “é um instrumento para levar as pessoas a descobrir o território”, enquanto Castelo Branco “tem autenticidade”.
António Tavares

17/04/2019
 

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