EM “BALANÇO MUITO POSITIVO”
Sabores de Perdição visitados por “mais de 250 mil pessoas”
A edição deste ano do Sabores de Perdição, de acordo com a Câmara de Castelo Branco, que organizou o certame, teve um “balanço muito positivo, sendo que em 2019 o evento ganhou maior dimensão temporal, prolongando-se ao longo de 11 dias e envolveu mais espaços, nomeadamente a Rua Rei D. Dinis”.
O certame apresentou vários espaços e dinâmicas distintas que “fizeram sobressair o seu caráter versátil e abrangente”, com o presidente da Câmara, Luís Correia, a afirmar que “pretendemos, com os Sabores de Perdição, ser uma referência no que respeita a certames do setor agroalimentar, com capacidade para descentralizar a oferta nacional”, reforçando a importância que o evento tem na coesão territorial e na estratégia de desenvolvimento económico e turístico do município.
Com cerca 130 expositores, o evento, de acordo com a organização, “superou os números de anos anteriores e contou com mais de 250 mil visitantes provenientes de vários pontos do País e de Espanha”, sendo que ao serem questionados “sobre a forma como tiverem conhecimento do evento, os visitantes não residentes referiram, como canais de comunicação, a rádio, outdoors e os jornais”.
Entre grupos itinerantes, bandas locais, animação de rua, espetáculos de fogo, dança, magia, atividade física, showcookings, entre outras, foram realizadas mais de 80 performances e atividades durante 11 dias do certame.
Destacada é também a dinâmica do Pátio Z, onde foram pintados oito painéis e onde atuaram de forma programada e espontânea vários artistas. Referência ainda para o encontro Desenhos com Sabor, que reuniram mais de 65 desenhadores provenientes de várias localidades de Portugal e Espanha.
Entre os dois fins de semana decorreram várias dinâmicas, nomeadamente a Diplomacia com Sabor que dinamizou dois dias de atividades com as embaixadas da China e de Angola e com o consulado de Angola, a parceria com a ULS/USF no Dia da Saúde com Sabor, ou a parceria com o CATAA e a Inovcluster no Dia do Conhecimento com Sabor.
Os Sabores de Perdição receberam, pela primeira vez, o selo de Ecoevento com certificação Valnor. A organização disponibilizou a todos os visi-tantes copos de papel, fomentou a aquisição de copos de acrílico inquebrável, distribuiu ecopontos por várias zonas do recinto, capacitou expositores e equipas envolvidas e criou ainda postos de abastecimento de água.
No que respeita à avaliação geral do evento pelos expositores a opinião foi consensual com cerca de 90 por cento a considerarem o evento “excelente” e “muito bom” nos parâmetros analisados.
Já no que respeita ao volume de vendas, os inquiridos revelaram-se satisfeitos com os valores de faturação apresentados que para muitos “superaram as previsões iniciais”.
De recordar, ainda, que a edição dos Sabores de Perdição do próximo ano já têm data marcada, decorrendo de 29 de maio a 7 de junho.