Obra editada Câmara da Sertã integra Plano Nacional de Leitura
O livro Manuel, o menino com asas de livros, da autoria de Joana M. Lopes, no texto, e Mafalda Milhões, na ilustração, vai ser integrado nas listas recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura (PNL). A obra infantojuvenil, editada pela Câmara da Sertã, foi lançada por ocasião da Maratona de Leitura 2018, dedicada ao Padre Manuel Antunes, figura que serve de mote ao livro.
O presidente da Câmara da Sertã, José Farinha Nunes, revela estar “muito satisfeito com este reconhecimento do Plano Nacional de Leitura relativamente à obra Manuel, o menino com asas de livros” e realça que “é uma honra para o Município da Sertã ver uma das obras por si editadas figurar nas listas do PNL”.
O autarca sublinha a importância desta designação e constata que o PNL tem sido “fundamental enquanto elemento impulsionador do uso do livro e das bibliotecas como fontes de saber e de cultura”.
Escrito pela Sertaginense Joana M. Lopes e ilustrado por Mafalda Milhões, que é colaboradora regular de várias atividades da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, da Sertã, esta obra retrata os primeiros anos de vida do jovem Manuel, mais tarde Padre Manuel Antunes.
Joana M. Lopes, na apresentação do livro, referiu que “era muito importante dar a conhecer a vida do Padre Manuel Antunes pelo percurso que teve enquanto ser humano, intelectual, pedagogo e pensador. Embora oriundo de famílias muito humildes, o seu amor aos livros e à leitura permitiu abrir horizontes”.
O Plano Nacional de Leitura recomenda semestralmente um conjunto de livros, os quais são apreciados por uma equipa de especialistas independentes, de reconhecido mérito e qualificação nas diferentes áreas do saber.
A seleção deste conjunto, adequado à idade, ao nível de leitura e interesses dos leitores, obedece a diferentes critérios como o mérito literário, o rigor científico ou a dimensão estética do livro.