2 de outubro de 2019

COM PROGRAMA DE ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO
Proença-a-Nova atrai cada vez mais turistas nos meses de verão

A Câmara de Proença-a-Nova afirma, em comunicado, que o Concelho “está cada vez mais no centro das atenções dos turistas” e realça que “durante os meses de julho e agosto foram vários os que escolheram Proença-a-Nova como destino de férias.
Para o presidente da Câmara, João Lobo, “a aposta na criação de condições para que os turistas escolham Proença-a-Nova como destino de férias está a dar frutos e as estatísticas comprovam-no. Proença-a-Nova tem condições de atratividade diferenciadas: desde o património histórico ao património natural e à nossa floresta, passando pela nossa gastronomia. Aquilo que o turista que nos interessa efetivamente procura é aquilo que o Interior de uma forma geral mais pode oferecer, que é o turismo de autenticidade, o turismo ambiental, o turismo gastronómico. Mas, mais importante do que a geografia, Proença-a-Nova é o sítio certo”.
O Centro Ciência Viva da Floresta continua a ser o equipamento turístico mais visitado do Concelho, sendo que nos meses de julho e agosto recebeu mais de 2.300 visitantes, na sua maioria Franceses, seguido do Reino Unido. As atividades do Ciência Viva no verão contaram com 120 participantes, com destaque para O que contam as estrelas e Os Segredos do Vale Almourão.
Seguiu-se o Parque de Campismo da Praia Fluvial da Aldeia Ruiva, de gestão municipal, que recebeu mais de mil campistas, entre junho e agosto.
Ao longo destes meses, a Câmara de Proença-a-Nova promoveu um programa de atividades que animaram residentes e visitantes do Concelho. As praias fluviais e zonas balneares de Proença-a-Nova receberam o Festival das Artes da Beira Baixa, do projeto Beira Baixa Cultural, um conjunto de cinco espetáculos que animaram os principais pontos de atração do Concelho durante o verão. O Festival decorreu na Zona Balnear de Alvito da Beira, a 20 de julho; na Praia Fluvial da Fróia, a 1 de agosto; na Zona Balnear da Cerejeira, a 8; na Praia Fluvial da Aldeia Ruiva, a 22; e na Praia Fluvial do Malhadal a 29.
O Proença Anima o Teu verão encerrou a época de 2019 com um balanço “muito positivo na generalidade das iniciativas concretizadas”. O destaque recaiu na Descida de Rio Ocreza, a 27 de julho, que bateu o recorde de participantes. Dividida em três momentos, esta atividade recebeu cerca de 100 pessoas que quiseram desfrutar da beleza do Rio Ocreza e da Barragem da Pracana. A par das brincadeiras proporcionadas pelo parque aquático Fluvifun, instalado no Malhadal. Aventura contou com cerca de 100 participantes que desfrutaram de atividades como slide, rappel e canoagem, aproveitando o espelho de água da Ribeira do Malhadal.
As habituais aulas de hidroginástica percorreram as piscinas públicas de São Pedro do Esteval, todas as segundas e quartas-feiras, e Pedra do Altar, às terças e quintas-feiras, e todas as sextas-feiras na Piscina Municipal, e contaram com uma média de 15 pessoas por aula, em linha com as edições anteriores.
Paralelamente ao programa de atividades desportivas, a Unidade Móvel de Saúde visitou as praias fluviais durante os meses de julho e agosto, sensibilizando os veraneantes para os cuidados a ter com o Sol, ao mesmo tempo que se fazem rastreios que permitem avaliar alguns indicadores de saúde. Nesta época balnear, a novidade foi a inclusão das piscinas públicas de Pedra do Altar e São Pedro do Esteval no roteiro da UMS, num total de 26 saídas e 405 atendimentos, dos quais 113 foram pessoas de fora do Concelho.
A iniciativa Tira Bilhete pró Mergulho, o transporte de praia gratuito do município, voltou a conquistar os veraneantes, transportando 470 pessoas, entre junho e setembro, sendo que os meses mais fortes foram julho com 195 pessoas e agosto com 180.

02/10/2019
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video