9 de outubro de 2019

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
Câmara inicia Plano Municipal

O Dia Nacional da Água ficou marcado, em Castelo Branco, pelo arranque do Plano Municipal de Educação para a Sustentabilidade Ambiental, assinado em março do passado ano letivo, por várias entidades locais.
A sessão que marcou o início do Projeto Pedagógico 1 - O Ciclo Urbano da Água decorreu na Escola Secundária Nuno Álvares (ESNA) e contou com a presença das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Pré-Escolar, do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares (AENA).
O presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, entregou, simbolicamente, os livros que servirão de base ao trabalho que será realizado neste primeiro ano do projeto.
Só no ano letivo 2019/2020, o projeto conta com o envolvimento de 1.969 crianças, num total de 104 turmas, 200 docentes e 21 bibliotecas escolares.
Para Luís Correia, “a autarquia tem seguido uma estratégia de adaptação às alterações climáticas e não podíamos deixar, nesta questão, de incluir uma ação com as crianças”, reforçando que a sensibilização e educação para as questões ambientais é um trabalho que deve começar desde a mais tenra idade.
O projeto pretende sensibilizar a comunidade escolar para temáticas do foro ambiental, educar para questões de preservação e sustentabilidade, e contribuir para a implementação de metodologias que propiciem experiências de aprendizagem, ricas e significativas, e que conjuguem, de forma harmoniosa, o aprender a aprender e o aprender a viver.
No dia em que se assinalou, a nível nacional, a importância da água para a manutenção e preservação da vida na Terra, assinalou-se também o início da primeira etapa do Plano Municipal de Educação para a Sustentabilidade Ambiental.
Durante este mês a Câmara de Castelo Branco fará chegar à Biblioteca Municipal e às instituições privadas de educação, Pré-Escolar e 1º Ciclo, mais de 215 manuais sobre a temática da água.
Ao longo dos quatro anos letivos, para além da abordagem e estudo do ciclo urbano da água, abordar-se-ão também questões como o tratamento dos resíduos, a sustentabilidade e a transformação do que há de mau na comunidade em bom.

09/10/2019
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video