COM POLUIÇÃO DO RIO OCREZA
Estação de tratamento de água identificada por descarga ilegal
O Comando Territorial de Castelo Branco da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Núcleo de Proteção Ambiental de Castelo Branco, identificou, dia 8 de outubro, uma estação de tratamento de água por poluição dos recursos hídricos, através de descarga ilegal de efluentes industriais, no Concelho de Castelo Branco.
Na sequência de uma denúncia através da linha SOS Ambiente e Território, de uma descarga que gerava uma camada esbranquiçada à superfície e turvava o leito de um ribeiro, poluindo as propriedades agrícolas que atravessa e impedindo o cultivo nas mesmas, os militares deslocaram-se ao local e verificaram uma descarga de efluentes industriais.
Na sequência das diligências foi possível apurar que as descargas eram provenientes de uma estação de tratamento de água, tendo procedido à recolha de amostras de água do ribeiro, que desagua no Rio Ocreza, que é afluente do Rio Tejo.
Esta ação foi acompanhada pela Agência Portuguesa do Ambiente - Administração da Região Hidrográfica do Tejo e Oeste de Castelo Branco e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Castelo Branco.