Transformação e comercialização de produtos agrícolas têm apoios
A Pinhal Maior - Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul está a gerir Os apoios que destinam a contribuir para o processo de modernização e capacitação das empresas de transformação e comercialização de produtos agrícolas, sendo que as candidaturas estão a decorrer até dia 22 de novembro, podendo participar qualquer pessoa singular ou coletiva reconhecida com o estatuto de agricultor familiar ou de jovem empresário rural.
A tipologia de intervenção a apoiar respeita investimentos cujo total elegível, apurado em sede de análise, seja igual ou superior a 10 mil euros e inferior ou igual a 200 mil euros.
No total, estão disponíveis 428 mil euros para projetos nos concelhos de Proença-a-Nova, Mação, Oleiros, Sertã e Vila de Rei, na forma de subsídio não reembolsável até ao limite máximo de 150 mil euros.
O presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João lobo, afirma que “sendo uma verba relativamente pequena para toda a área territorial dos cinco concelhos e seus agentes, desafio a que apresentam projetos no sentido de ser alocada toda a verba existente em prol do desenvolvimento económico das nossas micro e pequenas empresas do setor agroalimentar”.
Na análise das candidaturas, apenas uma por beneficiário, será valorizada a criação líquida de postos de trabalho; a utilização de produtos endógenos agroalimentares, em que se destaca o presunto, os enchidos, o queijo de cabra, o azeite, o vinho e os derivados dos frutos da cereja, limão, medronho, castanha e azeitona; a criação de novos produtos e/ou a implementação de uma nova tecnologia e se o operador está certificado em modo de produção biológico e sob controlo.
As candidaturas são submetidas através de formulário eletrónico, podendo os interessados pedir apoio ao Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor e Empresário para o preenchimento e formalização das mesmas.