4 de dezembro de 2019

ATÉ JANEIRO
Museu de Penamacor recebe mostra fotográfica dedicada à cortiça

O Museu Municipal de Penamacor recebe, até janeiro do próximo ano, a exposição de fotografia Descortiçar - A Amadia, arte de retirar a casca sem ferir o sobreiro. A mostra é inaugurada no próximo sábado, 7 de dezembro, no âmbito da inauguração do Penamacor Vila Madeiro.
A exposição reúne um conjunto de 30 fotografias de Paulo Pinto e Sandra Vicente, relativas a esta arte ancestral de retirar a cortiça sem ferir o sobreiro e que permite manter a árvore saudável. A árvore fotografada tem cerca de cinco séculos e fica no Monte do Frade, na Freguesia de Penamacor.
Paulo Pinto é natural de Zebreira e a sua primeira aventura no mundo da fotografia ocorreu na publicação na revista VIVER, sob o tema Velhos da Raia, em 2006, tendo-se seguido uma exposição coletiva com o mesmo nome. É fotógrafo amador e autodidata, tendo alcançado o prémio em fotografia com maior destaque num concurso realizado pela revista National Geographic, em 2013, que pretendia escolher a melhor fotografia das aldeias históricas.
Sandra Vicente é natural de Penamacor. A primeira participação em publicações ocorreu, tal como com Paulo Pinto, na revista VIVER, sob o tema Velhos da Raia, em 2006. No Acaso é a primeira exposição em nome pessoal, que aconteceu em julho de 2009, e que foi apresentada em todo o Distrito de Castelo Branco. Ainda em 2009, ganhou dois prémios na Hungria, no âmbito do The European rural word, as I see it, uma competição internacional, onde participou com duas fotografias. Uma fotografia ganhou o primeiro prémio do público e ambas foram expostas em Szolnok e, posteriormente, em Bruxelas.

04/12/2019
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video