PARA ABRILHANTAR O PERÍODO NATALÍCIO
Sabores com Tradição iluminam Idanha
Idanha-a-Nova recebeu, no fim de semana, de 14 e 15 de dezembro, a atividade Sabores com Tradição, organizada pela Câmara de Idanha-a-Nova e pela União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, com a colaboração de coletividades do Concelho e da região, em particular do histórico Clube União Idanhense.
O presidente da Câmara, Armindo Jacinto, afirmou, na inauguração, que “a atividade Sabores com Tradição vem abrilhantar o período natalício, um período em que as gentes das vilas e aldeias do Concelho de Idanha se reúnem à volta do madeiro, dos comeres tradicionais do Natal, da nossa música e da nossa cultura, dos nossos usos, costumes e tradições”.
Armindo Jacinto agradeceu aos colaboradores, participantes e visitantes e realçou que o Concelho de Idanha-a-Nova quer ser uma referência regional, nacional e internacional para quem valoriza tradições de Natal genuínas e os melhores produtos portugueses.
Assim, o presidente da Câmara de Idanha adiantou que no próximo ano haverá novidades nas comemorações natalícias do município. Prevê-se a combinação dos eventos Sabores com Tradição e Mercadinho de Natal e uma aposta reforçada na Corrida São Silvestre, que este fim de semana contou com 250 atletas de todo o País.
O maratonista português Alberto Chaíça foi, uma vez mais, o padrinho da prova e mostrou-se satisfeito com o crescimento desta corrida integrada nos Sa-bores com Tradição.
Também o presidente da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, Vítor Mascarenhas, deixou palavras muito positivas sobre o evento, ao afirmar que “quero agradecer a todos os que colaboraram, a começar pelo Município de Idanha-a-Nova, mas também o Clube União Idanhense e restantes parceiros da São Silvestre, que é provavelmente a melhor prova de atletismo realizada no Distrito de Castelo Branco”.
Para além do atletismo, outros momentos altos foram a abertura do Presépio de Natal e da Exposição de Árvores de Natal Criativas o atelier Doces de Natal Mais Saudáveis; a Sopa da Matança; a Cãominhada a favor dos animais; e a entrada na vila do Madeiro do Menino Jesus.